Líder segundo a Bíblia





Líder segundo a Bíblia

Aonde a maiores das pessoas vai aprender sobre liderança? A resposta a esta questão,hoje, é que elas buscam muitos lugares. Alguns examinam o mundo da política. Outros buscam modelos na indústria do entretenimento. Muitos olham para o mundo dos negócios. Muitas pessoas parecem buscar executivos de sucesso, consultores ou especialistas altamente graduados para aprender a respeito de liderança.
Mas a verdade é que a melhor fonte de ensino sobre liderança, hoje, é a mesma há milhares de anos. Se você quer aprender sobre liderança, busque no maior Livro sobre liderança que já foi escrito: a Bíblia.
Você tem em suas mãos uma ferramenta com o potencial para mudar a sua vida e o curso de seu desenvolvimento como um líder espiritual.


A maior necessidade da igreja hoje é a liderança

O problema mais crítico que a igreja enfrenta atualmente é o vácuo de liderança que cresceu durante o século XX. O especialista em igrejas e estatístico George Barna afirma: "A liderança continua a ser uma necessidade evidente da igreja. As pessoas, com freqüência, desejam seguir a visão de Deus, mas também com freqüência, não tem uma exposição da visão ou da verdadeira liderança." Há alguns anos atrás, Barna escreveu algumas conclusões sóbrias a partir de suas pesquisas: "Após quinze anos de estudo no mundo ao meu redor, cheguei a várias conclusões a respeito do futuro da igreja cristã na América. A conclusão principal é que a igreja americana está morrendo por falta de uma liderança firme. Nessa época de oportunidades sem precedentes e abundância de recursos, a igreja, na verdade, está perdendo influência. A primeira razão é a falta de liderança. Nada é mais importante do que liderança."
Cristo deixou a sua igreja na terra para fazer uma obra que tem impacto eterno. Se a igreja local não estiver bem liderada, então a noiva de Cristo sofre e não será capaz de cumprir a sua missão para essa geração.

O próprio Deus nos chama à liderança

Deus é o líder supremo e ele chama cada cristão para liderar outros. Ele podia ter organizado a sua criação de diversas maneiras. Ele escolheu criar o sr humano, que possui espírito e capacidade de se relacionar com ele, embora não sejam forçado a isso. Quando o ser humano caiu em pecado, Deus poderia facilmente ter executado um plano de redenção que não incluísse pessoas pecadores no processo. Mas, ele nos chamou para participar e liderar outros, assim como nós o seguimos. Ele deixa isso claro desde o início: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio..." Gn 1.16
Eu sinceramente acredito que tudo começa e termina na liderança. Com isso, quero dizer que, mais do que qualquer outra coisa, a liderança de qualquer grupo ou organização determinará seu sucesso ou seu fracasso. Você pode ver o impacto da liderança com freqüência na Bíblia. No Israel antigo, quando o povo de Deus tinha um rei bom, tudo ia bem com a nação. Quando o povo tinha um rei mau, as coisas iam mal para todos. É por isso que as Escrituras ensinam que, sem uma visão, o povo perece (ver Pv 29.18).
O chamado à liderança é um padrão constante na Bíblia. Quando Deus decidiu erguer uma nação para si, ele não chamou as massas. Ele chamou um líder: Abraão. Quando quis libertar o seu povo do Egito, ele não o guiou como um grupo. Ele levantou um líder pra fazer isso: Moisés. Quando chegou a hora de entrar na Terra Prometida, o povo seguiu um homem: Josué. Sempre que Deus desejou fazer algo grandioso, ele chamou um líder para tomar a frente. Ainda hoje ele chama líderes para conduzir a execução da cada grande obra.

Os cristãos muitas vezes entenderam errado a verdadeira natureza da liderança

Em algum lugar ao longo do caminho, muitos cristãos se convenceram de que, se queriam seguir a Cristo, deveriam tornar-se tímidos, quietos e fechados em si mesmos. O problema é que eles confundiram submissão com fraqueza. Como cristãos, reconhecemos a nossa própria fraqueza, mas é aí que o poder de Deus é aperfeiçoado em nós (ver 2Co 12.9). O que Deus deseja é que reflitamos a força e a coragem que ele nos dá.
Um seguidor de Deus deveria ser um líder do povo. Isso é mais do que ser apenas "chefe" ou ter uma posição de liderança. E isso, com certeza, não significa se impor ou estar no controle. Jesus ensinou que isso significa servir os outros (ver Mt 20.25-28). Enquanto houver um dom da liderança (ver Rm 12.8), você precisa ter esse dom para exercer influência à semelhança de Cristo. Liderança é influência - nada mais, nada menos. Se você estiver sendo sal e luz, como Jesus ordenou, então você já começou a obedecer ao chamado à liderança.

Todos os cristãos podem promover o seu potencial com liderança

Uma das mais importantes lições sobre liderança que eu ensino é a Lei da Tampa, que afirma: "A capacidade de liderança determina o nível e eficácia de uma pessoa". Isso é fundamental quando se trabalha com outras pessoas. Mais do que recursos, talentos, dinheiro ou inteligência, a liderança faz a diferença quando vem para causar impacto. Em conseqüência, meu objetivo é que você seja capacitado através da Bíblia e que possas levantar a "tampa" da sua própria eficácia. Quero que você alcance seu potencial em Cristo! Para tornar-se mais à semelhança de Cristo, você precisa pensar e agir mais como um líder. Você deve se tornar uma pessoa de influência.

Boa liderança é a melhor forma de deixar um legado duradouro

Vivemos numa época de tolerância, em que proteger sentimentos é muito mais valorizado do que proclamar a verdade. As pessoas olham com desconfiança para qualquer um que deseje influenciar outros a adotar suas crenças. Eu quero encorajar você a se opor contra a opinião popular. Como Thomas Jefferson proclamou: "Em assuntos de moda, nade a favor da corrente. Em questões de consciência, fique firme como uma rocha."
Quero desafiar você a se tornar um dedicado estudante de liderança - se você ainda não for. Tornar-se um bom líder talvez não garanta que você poderá deixar um legado espiritual para as gerações futuras, mas, com certeza oferece a você a maior oportunidade de fazer isso.
A Lei do Legado afirma: "O sucesso verdadeiro é medido pela sucessão". Um legado que não inclui pessoas não tem valor eterno. É por isso que a liderança é crítica. Faça com que seu alvo seja a liderança transformacional, onde a vida das pessoas é mudada de dentro para fora. Esse tipo de liderança se baseia no caráter, convicção e semelhança de Cristo. Em outras palavras, a liderança transformacional segue o padrão estabelecido nas Escrituras.
A necessidade do momento é grande.

Minha oração é que você seja transformado ao dedicar tempo com homens e mulheres que Deus tem usado como líderes para mudar o mundo por milênios. E se você, como líder, for transformado, então não poderá deixar de influencia o seu mundo.

Dr. John C. Maxwell



Veja mais sobre Líder, Clique Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?