A música parabéns pra você é do diabo?


“A música ‘parabéns pra você’ que costumamos cantar nos aniversários é do diabo e carrega nela uma maldição. A palavra ‘ratimbum’ significa que você está maldiçoando a pessoa. ” Essa é uma afirmação que tem circulado no meio evangélico e que tem feito muitas igrejas proibirem seus membros de cantar o famoso “parabéns pra você” em suas festas de aniversários. Mas será que essa música popular carrega em si palavras de maldição?

Abaixo transcrevo o conteúdo de um e-mail [aparentemente escrito por um cristão evangélico] que tem circulado na Internet e que fala sobre esse assunto. O e-mail é de autoria não identificada:

“RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média. Por muito tempo cantamos inocentemente um “parabéns” para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um aniversário. O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçôo você). Existiu até certo tempo um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de “Castelo da Maldição”. Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto. Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas: ” É BIG É BIG (é grande, é grande), É hora é hora (neste momento, nesta ocasião): RA-TIM-BUM (Eu amaldiçôo você), Fulano, Fulano, Fulano”.

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia sem mensalidades - Kit para pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

A expressão ratimbum significa mesmo eu amaldiçoo você?

A resposta é um sonoro NÃO! De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, indicado na página da USP (Universidade de São Paulo), ratimbum é uma palavra de origem onomatopaica, ou seja, uma palavra que imita aproximadamente o som do que significa. Para facilitar o entendimento, veja outras palavras de origem onomatopaica: toc toc (som de batida na madeira); vrum, vrum (som do motor do carro); piuiiii (som do apito do trem); tic tac (som do relógio), etc. Ratimbum é uma onomatopéia que indica o som do rufo (toque) do tambor (instrumento musical de percussão). Simplesmente isso! Não tem nada a ver com maldição alguma!
Como cristão posso cantar o “parabéns pra você” em festas de aniversário?

Pode e deve. Essa música faz parte de nossa cultura e não há nada que a desabone. Qualquer um que a proíba com o argumento de que alguém, ao cantá-la, estará pronunciando uma maldição, o faz sem embasamento, já que em nossa língua o significado dela é o exposto acima e não tem nada a ver com maldição alguma.
O que a Bíblia diz sobre essa questão?

O crente deve ser um pensador, não deve ser levado por qualquer coisa que lhe for afirmado, sem investigar acuradamente. Deve avaliar com bom senso e fundamentação antes de ir afirmando uma verdade. Infelizmente muitas pessoas pararam de cantar essa música baseadas em uma mentira. Não deve ser assim! “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1Ts 5. 21). “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…” (Os 4. 6)

Assim, concluo que a música parabéns pra você e a expressão ratimbum estão liberadas para serem cantadas nas festas de crentes ou não crentes. Toda a história por traz dessas expressões não passam de invencionices sem fundamentação alguma. Superstições e nada mais!

FONTE:https://www.esbocandoideias.com/2011/09/musica-parabens-pra-voce-e-do-diabo-ratimbum-eu-amaldicoo-voce.html#sthash.yt31gVNz.dpuf

autor:Por André Sanchez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?

FALTA DE FIRMEZA ESPIRITUAL OU INCONSTÂNCIA NA FÉ.