Oração na madrugada, a fila é menor?


A Paz do Senhor Jesus!

Hoje gostaria de abordar um assunto interessante que, acredito, você já tenha escutado ou ate mesmo falado: "porque se fala tanto que orar de madrugada a fila é menor!"

Teríamos fila para oração durante o dia e a noite, ou então um momento exato para se orar? ou seria um por vez? talvez então na madrugada seja mais rápido?
Quantas perguntas! e isso é bom, assim podemos crescer na graça e no conhecimento, pesquisando e sendo edificados pela Palavra! Aleluia!

Acredito que muitos de nós já ouvimos a frase mencionada acima, e talvez tenha até surgido a pergunta em nosso pensar, bem, então agora surge a oportunidade de buscarmos conhecer. Que maravilhoso é encontrarmos uma resposta para uma pergunta tão importante e ao mesmo tempo tão simples. Isso nos faz pensar, a buscar respostas mais profundas que nos levem à um verdadeiro culto racional, devemos buscar respostas que vão além dos jargões e frases feitas, isso é bom e agradável ao SENHOR.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional..." Romanos 12:01


Isso me lembra o texto de Atos 17:11, onde os Bereianos nos dão uma lição de culto racional, examinando as escrituras para saber se o que Paulo dizia era realmente verdade, e o que Paulo achou disso? Ele os chamou de honrados. Desta forma, deixo aqui mais uma linha de raciocínio sobre o assunto...

Em Marcos 14:32 a 42 vemos Jesus no Getsêmani, é verdade que estes poucos versículos nos dão uma enormidade de ensinamentos, mas atentando apenas para a questão da oração na madrugada o que vemos? Jesus chamando Pedro, Tiago e João para vigiar com Ele, vemos Jesus confidenciando à eles sua angústia, pedindo que aguardassem em vigia, enquanto Ele subia para orar ao Pai.

Nesta sequência anérgica e aflita de versículos, Jesus apresenta ao Pai sua queixa por três vezes, algo incomum à um judeu, isso mostra a profundidade de sua aflição, porém sempre que voltava de suas orações, eles estavam dormindo. Enquanto eles dormiam, a decisão da cruz estava sendo tomada entre Jesus e o Pai.

É nesta mesma sequência de versículos que encontramos uma frase muito conhecida daqueles que, inadvertidamente, caem em tentações: "...a carne é fraca". No versículo 38 do capítulo 14, Jesus diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." ou seja, a carne só é fraca quando não se vigia e ora, e naquele momento não era bem isso o que os discípulos faziam.

Em Provérbios 8:17 está escrito: "Eu (SENHOR) amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.", sabemos que no original não deve ser lido madrugada, a melhor tradução é algo como, insistentemente. Porém a tradução como madrugada é claramente um sinal de insistência, diligência e também perseverança, outras palavras também usadas em traduções para este versículo.

Pedro teve uma visão quanto ao chamado apostólico aos gentios, enquanto orava próximo a hora sexta, ou seja, perto do meio-dia quando então teve fome (Atos 10:09), Pedro deveria estar em jejum, em consagração, em diligência, por isso, mesmo ao meio dia teve uma grande visão.

Eu entendo com isso, que pouco adianta orar de madrugada se o contexto de sua vida não forem santidade. Devemos tomar o cuidado de não fazer da "oração das madrugadas" e ou mesmo nos montes, como um ritual para buscar o SENHOR, sendo na verdade um tempo especial de comunhão, não impedindo que este mesmo SENHOR esteja livre para nos falar a qualquer hora do dia.

Não creio que exista, para Deus, uma "hora especial" para ouvir nossas orações, mas, sem dúvidas, orar de madrugada requer disposição, e por isso o SENHOR retribui aos que com Ele vigiam, com experiências de comunhão únicas, assim como a Pedro que, em consagração teve sua experiência próximo ao meio-dia.

(comentário Aqui eu Aprendi) Em nosso ministério temos irmãos que oram pela manhã nas consagrações, irmãos que oram a tarde nas visitas aos lares, homens e mulheres que oram a noite, um povo que busca ao Senhor também nos montes, em oração mais prolongadas na Igreja e, em todas as ocasiões (oportunidades) podemos ver a potente mão do Senhor agindo! Para cada oração certamente uma resposta virá, ao seu tempo virá, talvez em alguns horários seja exigido maior disposição mas, o Senhor certamente há de recompensar a cada um dos que o buscam.

Portanto, seja de madrugada ou ao meio-dia, o importante é que se disponha de um tempo apenas entre você e o Pai, e digo mais, sem colocar o CD como fundo musical, sem influências de ministrações, seja você... mas isso é outro assunto.

Dica importante: para melhor compreensão dos textos bíblicos compare sempre escrituras com escrituras, coisas espirituais com espirituais (I Coríntios 2:13), buscando respostas em textos que se complementem. 
"as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais."

Fonte: Estudos Bíblicos Fogo para Missões; Bíblia Defesa da Fé
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/10/oracao-na-madrugada-fila-e-menor.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?

FALTA DE FIRMEZA ESPIRITUAL OU INCONSTÂNCIA NA FÉ.