Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?










Você Pergunta: Gostaria de saber sobre jejum: É valido jejuar de algo no qual eu goste muito, exemplo: chocolate, café, refrigerante, etc. E o jejum de coisas que não são alimento? Deus aceita todos esses tipos de jejuns?

Cara leitora, o jejum é um ato espiritual. Quando jejuamos estamos mostrando que a dependência de Deus e o próprio Deus são prioridades sobre qualquer prazer (licito) que possamos ter na carne. Daí o fortalecimento espiritual que o jejum traz na vida de quem o pratica. Jejuar parece algo simples, mas não é, pois somos muito ligados aos prazeres (lícitos) da carne. Jejuar é sempre um desafio.

O padrão bíblico do jejum é o jejum de alimentos. A grande maioria das passagens bíblicas que falam sobre jejum aponta para esse tipo de jejum. Por exemplo: “Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra. Então, os anciãos da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis e não comeu com eles.” (2Sm 12. 16).


Porém, temos também menção do jejum de alimento e de água, mas somente em casos mais especiais e por períodos menores (excetuando, é claro, o jejum de 40 dias praticamente sobrenatural de Moisés, Elias e Jesus). “Esdras se retirou de diante da Casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio.” (Ed 10. 6)

Nesse sentido é importante ressaltar que o jejum deve sempre ser acompanhado de bom senso. Pessoas frágeis, de idade avançada, com problemas de saúde, ou que fazem trabalhos mais pesados, devem fazer jejum de uma forma que não as prejudique. Talvez essas pessoas devam optar por jejuns parciais, jejuns de algum tipo específico de alimento, etc. O que vale é aquilo que você combinar com Deus. Ele sabe seus limites e as intenções de seu coração. Jesus mostrou que o jejum é algo bem íntimo entre quem jejua e Deus: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mt 6. 17)



E o jejum tirando coisas que gosto muito, tipo: Café, chocolate, refrigerante? Vou ainda mais longe: E o jejum de TV e coisas que não são alimento, são bíblicos?

Com relação ao jejum de um tipo específico de alimento, não vejo problema, já que temos exemplos bíblicos desse tipo de jejum (Dn 1. 8). É preciso apenas avaliar a intenção. Por exemplo, fazer um jejum de refrigerante para emagrecer e aproveitá-lo para o lado espiritual não é jejuar. Deixar de comer doce para controlar o diabetes e aproveitar como um jejum não é jejuar. O motivo da abstinência deve ser focado no lado espiritual. É claro que, em havendo a possibilidade de fazer o jejum total de alimentos, este deve ser feito.

Temos na Bíblia pelo menos dois exemplos de jejum de coisas diferentes de alimento e água. O primeiro é o um jejum feito por Daniel, onde além de jejuar de alimentos, jejuou de passar um tipo de perfume: “Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas. (Dn 10. 2-3 – NVI). O segundo exemplo é uma orientação de Paulo a casais, que parece nos indicar abstinência por certo tempo com um propósito espiritual: “Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (1Co 7. 5).

É importante observar que estes dois exemplos são pontuais e não a regra quando se trata de jejum nas Escrituras. No entanto, podemos ver que existe a possibilidade de fazermos outros tipos de jejuns, mas não em substituição do jejum de alimentos.

Mesmo que você jejue de algo que não é alimento, em minha opinião, isso não deve ser uma regra, não deve substituir o jejum bíblico; deve ser feito apenas por algum motivo especial. A única exceção que vejo são as pessoas que não podem se abster de alimentos por período nenhum por alguma causa específica (uma doença, por exemplo). Essas não precisam ficar sem jejuar, mas podem lançar mão de outras formas de jejum e estarão debaixo da aprovação de Deus.

O assunto “jejum” é muito amplo. Se você ainda tem dúvidas vale a pena pedir a orientação de seu pastor para que o jejum seja uma bênção e não algo prejudicial em sua vida

fonte:https://www.esbocandoideias.com/2011/09/jejum-de-chocolate-refrigerante-e-de-coisas-que-nao-sao-alimentos-e-biblico.html#Voc%C3%AAPergunta:

autor:Presbitero Andre Sanchez

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

FALTA DE FIRMEZA ESPIRITUAL OU INCONSTÂNCIA NA FÉ.