LIÇÃO 5, PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO- 2º Trimestre de 2012
LIÇÃO 5, PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos “As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”. Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO
2.14 A DOUTRINA DE BALAÃO. Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm 22.5,7; 25.1,2; 31.16; 2 Pe 2.15). A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam ser a fé salvífica em CRISTO compatível com a prática da imoralidade.
2.16 CONTRA ELES BATALHAREI. JESUS se oporá a qualquer pessoa que, na sua igreja, favorecer uma atitude tolerante para com o pecado (v. 15; ver v. 6; 1 Co 5.2; Gl 5.21); Ele promete que batalhará contra os crentes mundanos, caso não se arrependam.
2.17 OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ. Devemos prestar atenção às advertências do ESPÍRITO SANTO. Ele continua a falar às sete igrejas da Ásia, nos ordena a vencer o pecado no mundo e nos proíbe tolerar a imoralidade em nosso meio. Se não formos vitoriosos nessa área crítica, seremos privados da presença de DEUS e do poder do ESPÍRITO SANTO, tornando-dos inimigos do reino de DEUS. Se, por outro lado, vencermos, receberemos o maná escondido da vida espiritual e uma "pedra branca", que significa o triunfo da nossa fé sobre tudo quanto procura destruir nossa devoção a CRISTO.
Uma Pedrinha Branca Ao vencedor [...] lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Apocalipse 2:17. O livro do Apocalipse foi escrito em símbolos que falam de encorajamento para o povo de DEUS de todos os lugares, em todas as épocas. O versículo acima apresenta um desses símbolos: "uma pedrinha branca". Em 1975, visitamos vários lugares bíblicos da Ásia Menor, território que hoje pertence à Turquia, e um deles foi Pérgamo, uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse. A expressão "pedrinha branca" está no contexto da carta enviada, da parte de JESUS CRISTO a essa igreja, por intermédio de João. No final dessa carta há uma promessa ao vencedor: "(Eu) lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo."Apesar de essa igreja ter passado pelo processo de paganização a partir do fim do primeiro século, DEUS ainda reconhecia nela alguma coisa boa. Alguns estudiosos vêem na expressão "pedrinha branca", uma alusão ao que acontecia em Pérgamo, quando os juízes, ao darem a sentença no julgamento de um acusado, lançavam sobre a mesa uma pedrinha branca, se o acusado fosse considerado inocente, ou uma pedrinha preta, se fosse considerado culpado. Tenho comigo, como lembrança, uma pedrinha branca trazida de Pérgamo, por ocasião de nossa visita àquela cidade da Ásia Menor. A "pedrinha branca" pode representar que ao crente é prometido o perdão que lhe dará direito à salvação por meio dos méritos de CRISTO, o justo Juiz, uma vez que a cor branca simboliza o manto de Sua justiça, com Sua pureza e bondade. Então, JESUS joga sobre a mesa do julgamento divino a "pedrinha branca", e, pelos Seus méritos, absolve o pecador arrependido. O "novo nome" do vencedor, impresso na "pedrinha branca", pode ser uma alusão ao seu novo caráter dado por DEUS por meio dos méritos de CRISTO. O fato de esse "novo nome" ser conhecido apenas pelo que o recebe, pode significar que cada crente tem sua individualidade e que as lutas e vitórias de sua vida cristã, como Jacó ao lado do Jaboque, são individuais e não coletivas, assim como a salvação. Você gostaria de saber qual será seu novo nome? Torne-se um vencedor! Mas até lá, continue lutando junto com CRISTO até que chegue o momento em que, à semelhança de Jacó, você receberá um novo nome cujo significado será "vencedor".REFLEXÃO: "Portanto, arrepende-te [...] Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às Igrejas" (Ap 2:16, 17). (http://www.mensagemevangelica.com.br/meditacao/marco/02_uma_pedrinha_branca.html)
No livro do Apocalipse o Senhor JESUS tem 7 promessas apenas para os vencedores salvos, ou seja, aquele que permaneceu fiel a DEUS e a sua palavra até o fim de sua caminhada na terra, grandiosas bênçãos que só os vencedores herdarão.
"mas aquele que perseverar até ao fim será salvo". (Mt 10:22b). 1º Promessa: Vida Eterna "Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de DEUS". (Ap 2:7b).
Obs: A árvore da vida foi criada por DEUS e colocada no jardim do Éden para que Adão comesse e vivesse eternamente, mas por causa da sua falha, eles foram expulsos do jardim e DEUS pôs querubins para guardar a árvore da vida.
"ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O SENHOR DEUS, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado". (Gn 03:22b e 23).
Só os salvos terão privilégios de comer da árvore da vida e viver eternamente. 2º Promessa: Não sofrer o dano da segunda morte (lago de fogo) "O que vencer não receberá o dano da segunda morte". (Ap 2:11b).
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte". (Ap 20: 14).
Sabemos biblicamente que para a pessoa ter seu nome escrito no livro da vida é necessário que ela se arrependa dos seus pecados e confesse que só JESUS é o Senhor da sua vida e passar a servi-lo.
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor JESUS, e em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (Rm 10:9 e 10). 3º Promessa: Novo nome "Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe". (Ap 2:17b).
Grande benção é está 3º promessa, comeremos do maná escondido e receberemos uma pedra branca e nesta pedra um novo nome.Que maravilhas são as bênçãos futuras.
"Porque para mim o viver é CRISTO, e o morrer é ganho". (Fp 1:21). 4º Promessa: Julgar as nações "E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai". (Ap 2: 26 e 27)
Grande e poderosa é está benção. Julgaremos aqueles que foram infiéis a DEUS e a sua palavra. Os quais amaram a injustiça e chamaram o mal de bem e o bem de mal. 5º Promessa: Vestes brancas, não riscar o nome do livro da vida e ter o nome confessado diante de DEUS e dos seus anjos "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos". (Ap 3:5 e 6)
Seremos vestidos com vestes brancas cujo o próprio DEUS é o artífice.E estaremos com o nome intacto no livro da vida e o nosso nome confessado diante de DEUS e dos seus anjos. 6º Promessa: Uma coluna no templo de DEUS, com o nome de DEUS o nome da cidade: a nova Jerusalém e o seu novo nome. "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu DEUS, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu DEUS, e o nome da cidade do meu DEUS, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu DEUS, e também o meu novo nome". (Ap 3:12).
Sem comentários.... Aleluia 7º Promessa: Assentar com JESUS no seu trono
RESUMO DA LIÇÃO 5, PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO I. PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS 1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. 2. A Igreja em Pérgamo. II. A ESPADA DE DOIS GUMES 1. A espada afiada de dois gumes. 2. Manejando bem a espada do ESPÍRITO. III. O DESTINATÁRIO 1. Um anjo numa cidade infernal. 2. O testemunho e a perseverança de um anjo. 3. Antipas, a fiel testemunha. IV. AS HERESIAS DE PÉRGAMO 1. Doutrina de Balaão. 2. A doutrina dos nicolaítas. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Pérgamo era uma cidade onde o mal reinava, porém o Reino de DEUS, manifestado por intermédio da igreja, prevaleceu em seus termos. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - A Bíblia Sagrada é uma arma poderosa no combate a apostasia SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O pastor da igreja em Pérgamo manteve uma postura impecável como servo de DEUS, mesmo vivendo em uma cidade idólatra e maligna. SINÓPSE DO TÓPICO (4) - Na igreja de Pérgamo havia falsos mestres que seguiam e ensinavam a doutrina de Balaão, cujo objetivo era levar o povo de DEUS à prostituição e à idolatria. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Teológico "Pérgamo é chamada ao arrependimento Apesar de a igreja em Pérgamo, como um todo, ser fiel a CRISTO e às verdades do Evangelho, alguns dentre eles faziam-se passíveis da repreensão do Senhor. Os tais estavam comprometendo sua fé com os baixos padrões morais e costumes pagãos daqueles dias. Tinham um comportamento idêntico aos dos israelitas nos dias de Moisés. Seguindo os conselhos de Balaão, um vidente e falso profeta, Balaque, rei de Moabe, usou belas jovens de seu reino para seduzir os israelitas, e induzi-los a participarem de suas festas idólatras, nas quais a imoralidade era praticada em nome da religião (ver Número 25.1-5; 31.15,16). JESUS chama a isto de prostituição (Ap 2.14). DEUS não aceita ritos e cerimônias como desculpa para se quebrar os seus mandamentos. (Ver 2 Pedro 2.15,16, onde por dinheiro, Balaão tenta manipular DEUS para que amaldiçoasse a Israel.) Alguns estudiosos veem no nome hebreu de Balaão (Ap 2.14) um equivalente no grego Nikolaos, identificando os balaamitas como os nicolaítas do versículo 15. Entretanto, pelo contexto parecem ser dois grupos diferentes. Pode ser que os nicolaítas encorajassem o mesmo tipo de desregramento desenfreado que os balaamitas, mas sem envolver idolatria. É claro que ambos os grupos possuíam perspectivas erradas acerca do amor e da liberdade do cristão" (HORTON, Stanley M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. pp. 35,36). VOCABULÁRIO Propositura: Ato ou efeito de propor; proposição. Afetada: Exagerada, aparente. Panteão: Conjunto de deuses de um povo. Venalidade: Condição ou qualidade do que pode ser vendido. No caso de Balaão, tal postura é inaceitável, pois ele negociava "profecias". Brandi-la: Empunhá-la (a arma); prepará-la para o disparo. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA LAWSON, Steven J. As Sete Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final de CRISTO para o seu Povo. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. SAIBA MAIS ATRAVÉS DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO - CPAD, nº 50, p.38. QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 5, PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012 Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas. TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o ________________________________ do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da ___________________________, a concupiscência dos __________________________________ e a soberba da ________________________________________, não é do Pai, mas do mundo" ? (1 Jo 2.15,16). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: Só há um modo de a Igreja de CRISTO _________________________________ a Satanás: manter a DEUS no _______________________________ e combater a _______________________________ com a espada do ESPÍRITO. I. PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS 3- Como era a cidade de Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual? ( ) Situada às margens do Cairo e distante vinte quilômetros do Mar Egeu. ( ) Situada às margens do Caíco e distante trinta quilômetros do Mar Egeu. ( ) Pérgamo era a mais importante metrópole da Mísia. ( ) Cidade antiga e rica, fizera-se afamada por sua biblioteca, cujo acervo chegou a ser estimado em duzentos mil volumes. ( ) De tal forma ela se achava ligada aos livros, que o seu nome tornou-se sinônimo destes: pergaminho. 4- Como se deu início à Igreja em Pérgamo (em grego, significa casado)? ( ) É bem provável que a Igreja de CRISTO haja sido implantada em Pérgamo quando da estadia de Paulo em pérgamo. ( ) É bem provável que a Igreja de CRISTO haja sido implantada em Pérgamo quando da estadia de Paulo em Éfeso. ( ) Apesar de a cidade ser a guardiã do trono do próprio demônio, o Reino de DEUS prevaleceu em seus termos. ( ) Se o trono era do Diabo, o cetro estava nas mãos de CRISTO . II. A ESPADA DE DOIS GUMES 5- Como apresenta-se JESUS à Igreja em Pérgamo? ( ) A uma igreja casada com o mundo e que já se havia acomodado a duas ardilosas heresias, apresenta-se JESUS como "aquele que tem a espada aguda de tres fios". ( ) A uma igreja casada com o mundo e que já se havia acomodado a duas ardilosas heresias, apresenta-se JESUS como "aquele que tem a espada aguda de dois fios". ( ) Contra as apostasias, só existe uma arma realmente poderosa: a Bíblia Sagrada - a espada do ESPÍRITO SANTO. 6- Como manejar bem a espada do ESPÍRITO, a Palavra de DEUS? ( ) Guerreemos contra as verdades doutrinárias que o Diabo, sorrateiramente e encobertamente, vem semeando na igreja. ( ) Se temos semelhante arma, combatamos as mentiras que nos chegam aos arraiais como verdades. ( ) Cortemos pela raiz as heresias, misticismos e modismos que teimam brotar em nossos campos. ( ) Saibamos como manejar a Palavra de DEUS: "Procura apresentar-te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". ( ) Guerreemos contra as inverdades doutrinárias que o Diabo, velada e abertamente, vem semeando na seara do Mestre. III. O DESTINATÁRIO 7- Qual era a situação do anjo de Pérgamo, nessa cidade infernal? ( ) Os crentes infiéis e casados com o mundo, haviam entronizado um servo de Satanás na casa de DEUS, como pastor. ( ) Não era nada fácil ao anjo de Pérgamo habitar nessa cidade. ( ) Por um lado, era coagido pelos pagãos a incensar o altar no qual César era divinizado; por outro, era constrangido a conviver com o paganismo que, a princípio sutil, ameaçava agora o remanescente fiel da igreja. ( ) JESUS estava de tudo ciente: "Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás". ( ) Os crentes infiéis e casados com o mundo, haviam entronizado Satanás na casa de DEUS. ( ) Pérgamo era uma cidade infernal, mas o Senhor queria o seu anjo ali, para que ali fosse manifestado o Reino dos Céus. 8- Como foi o testemunho e a perseverança do anjo de Pérgamo? ( ) Embora habitasse num lugar espiritual e moralmente hostil, o anjo da igreja em Pérgamo perdeu seu compromisso de manter o seu testemunho. ( ) Embora habitasse num lugar espiritual e moralmente hostil, o anjo da igreja em Pérgamo porfiava em manter o seu testemunho. ( ) Realça o próprio Senhor: "[...] reténs o meu nome e não negaste a minha fé" (Ap 2.13). ( ) Ele mantinha uma postura impecável como servo de DEUS. ( ) Se parte de sua igreja achava-se casada com o mundo, ele e o remanescente fiel encontravam-se aliançados com o Cordeiro de DEUS. 9- Complete segundo Antipas, a fiel testemunha, o anterior anjo de Pérgamo: Mui provavelmente, Antipas havia precedido o destinatário da carta no pastorado de Pérgamo. E pelo que depreendemos das palavras do Senhor, o fiel Antipas, cujo nome em grego significa "__________________________ todos", levantara-se para combater os apóstatas que haviam entronizado o _____________________________ naquela igreja. Por isso, ajuntaram-se todos para tirar-lhe a ________________________, conforme denuncia JESUS: "o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita" (Ap 2.13). Sim, Antipas não foi morto pelas autoridades romanas. Ele foi morto pelos que se diziam _______________________________. Por conseguinte, caberia ao atual anjo de Pérgamo continuar a luta de Antipas. Levantar-se-ia ele contra os que detinham a doutrina de ___________________________ e sustentavam o ensino dos __________________________________? IV. AS HERESIAS DE PÉRGAMO 10- Quais as principais falsas doutrinas disseminadas na igreja em Pérgamo? ( ) A doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas. ( ) A doutrina de Balaão e a doutrina dos militas. ( ) A doutrina de Balaão e a doutrina dos estóicos. 11- Quais os ensinos da falsa doutrina de Balaão? Complete: Ensino pseudobíblico que, torcendo as Sagradas Escrituras através de artifícios teológicos e hermenêuticos, corrompia a ____________________________ de DEUS, apresentando aos santos uma teologia permissiva e eticamente _________________________ (Jd 4). O objetivo dessa doutrina era levar o povo de DEUS à prostituição e à idolatria, a fim de, enfraquecendo-os moral e espiritualmente, extorquir-lhes os bens materiais. Era a teologia dos ladrões. O patrono desta doutrina era _____________________________, filho de Beor que, embora profeta e teólogo, utilizou-se da profecia e da teologia para levar a maldição ao arraial hebreu (Nm 25). Subornado por Balaque, rei de Moabe, ensinou-lhe como levar a maldição às tendas hebréias. Por isso, o apóstolo Pedro taxa-o de louco (2 Pe 2.15,16). E Judas acusa-o de venalidade (Jd 11). Balaão tinha os seus discípulos em Pérgamo. Estimulados pela ganância, utilizavam-se de sua influência teológica sobre a igreja, a fim de levá-la a __________________________________-se com o mundo. 12- Quais os ensinos da falsa doutrina dos nicolaítas? Complete: Não sabemos muita coisa acerca dos nicolaítas. O que sabemos é que a sua doutrina não destoava quase nada do ensino de Balaão. Pelo menos quanto ao conteúdo. Se Balaão era dissimulado, sutil e teológico, os nicolaítas, fazendo abertamente _____________________________________ dos santos, publicamente apregoavam a ____________________________________ da igreja, afirmando ser possível servir a DEUS e aos _____________________________. Utilizando-se de um linguajar bem elaborado, levaram muitos fiéis a se desviarem pelos caminhos da ________________________________________, do adultério e da idolatria. CONCLUSÃO 13- Complete: Escrevendo aos _________________________________, o apóstolo Paulo afirmou: "Mas a nossa cidade está nos _______________________________, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO" (Fp 3.20). Embora o cristão não tenha como evitar o lado "temporal" da vida, seu olhar deve fixar-se em sua redenção _______________________________. JESUS sabia da sedução que os bens terrenos podem exercer sobre nós e por isso advertiu: "Porque onde estiver o vosso ___________________________________, aí estará também o vosso coração" (Mt 6.21). Por esse motivo, coloquemos o Senhor JESUS sempre em _________________________________ lugar. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975. CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977. BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994. McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994. Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002 http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/imagens_do_apocalipse.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-vemofim-ofimvemadoutrinadasultimascoisas.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-dlld-deuscomandafuturo.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-mii-3tr11-aplenitudedoreinodedeus.htm Estudos no Livro de APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes
Comentários
Postar um comentário