“Necessário vos é nascer de novo”– João 3:7



Partes de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.

“Necessário vos é nascer de novo” – João 3:7

Vamos discorrer sobre a experiência chamada regeneração – ou novo nascimento – sem a qual ninguém pode ver o reino do céu e muito menos entrar nele.

A transformação pessoal que é realizada pelo novo nascimento é extraordinariamente completa. O novo nascimento ou regeneração é o processo que é algo mais do que uma mudança, é uma criação. É algo mais do que uma mudança de vida ou de ter uma religião apropriada, pois não diz: “necessário vos é ser lavados, necessário vos é ser melhorados, necessário vos é ser elevados”; mas diz: “necessário vos é nascer de novo”. Não basta que a vida presente, tal como se vê, seja renovada, nem que a natureza existente receba um vigor renovado e uma nova tendência, mas que tem que se receber uma vida nova e nenhuma melhoria da vida presente ocupará seu lugar.

É também muito mais que uma mudança de opinião. O texto não diz: “vocês têm que mudar suas opiniões e absorver novos conceitos”, mas diz: “necessário vos é ter uma nova natureza; necessário vos é nascer de novo”. Se o Espírito Santo muda a natureza, então se realiza o novo nascimento; e somente isto é o que pode levar um homem ao céu; pois necessita se converter numa nova criatura em Cristo Jesus.

O que quer dizer tudo isso? E qual é o significado desta mudança tão completa? Acaso as palavras não querem dizer evidentemente que deve ser gerada em nós uma nova natureza? Uma nova vida tem que ser implantada em nós, é uma vida que está completamente ausente até que a graça divina a implante em nós.

Ainda que o homem pudesse ter percorrido muitos caminhos e experimentado muitas sensações, no instante em que nasce de novo é um estranho em uma terra estranha, e é conduzido em um caminho que não conhece e em sendas que nunca viu. Nossos pontos de vista sobre tudo o que nos rodeia são inteiramente diferentes porque o Espírito Santo nos mudou.

Não basta que um homem se levante influenciado pela pregação de um sermão e diga: “O sermão me impressionou e me comoveu, e eu acho que fui convertido”. Há uma grande diferença entre dizer: “nasci de novo” e realmente experimentar o nascimento celestial. Não bastará fazer uma profissão nem sequer mantê-la honrosamente durante anos, pois, ai, alguns quase pareceram apóstolos, e contudo, foram por completo filhos da perdição. Você tem que chegar a conhecer vitalmente em sua própria alma, e em verdade, no que consiste que a carne seja crucificada com Cristo e que uma nova vida seja implantada em você sobrenaturalmente por obra do Espírito Santo, ou do contrário, você não poderá entrar no Reino de Deus.

Em segundo lugar o novo nascimento é um mistério maravilhoso quanto à sua maneira. Assim, não devemos nos intrometer em um segredo divino pois “o vento sopra de onde quer, e você escuta o som; mas nem sabe de onde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. Quem poderia saber como o Espírito Santo atua? Sabemos que atua por meio da Palavra de Deus, que bendiz a verdade que se lê em um livro ou o que se escuta do ministro: isto sabemos, mas como é que penetra no coração, como gera em nós a vida espiritual, quem poderia responder senão unicamente Deus?

É um mistério quanto ao caráter sobrenatural da operação, pois invariavelmente a verdadeira regeneração é sempre sobrenatural. Não há dúvida de que a influência moral faz muito pelos homens, que as relações, frequentemente, melhoram os costumes e os hábitos dos homens, de que a educação pode produzir grandes resultados especialmente se é do tipo correto; e não há dúvida de que a humanidade pode chegar a desenvolver-se muito no que é admirável, honesto, amável e de bom nome. Mas isto é insuficiente para o novo nascimento, e é, na verdade, algo completamente diferente.

O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade tem que vir para atuar em nós da mesma maneira que Deus atuou na criação deste mundo, ou, do contrário, não nascemos de novo. Não é suficiente que, por nós mesmos, e com a energia de nossa velha natureza comecemos a orar, a nos arrepender, e assim sucessivamente, pois tudo o que provém de nossa carne seguirá sendo carne; mas na regeneração, quem começa por infundir a vida é o Espírito Santo, e por isso a nova natureza começa a orar e a se arrepender. O que é nascido do Espírito, é espírito, e, portanto, o novo nascimento deve ser uma operação espiritual para produzir essa natureza espiritual sem a qual não se pode ver nem entrar nas coisas de Deus.

Quando nascemos do alto clamamos: “Abba, Pai”, pois a adoção nos dá os direitos de filhos, mas somente a regeneração nos dá a natureza de filhos. Como somos filhos, Deus envia o espírito de Seu Filho a nossos corações pelo qual clamamos: “Abba, Pai”.

Irmãos, que privilégio emana da relação que surge do novo nascimento, pois então nosso Pai se compromete a nos apoiar, consolar, educar e a tudo que seja necessário para nossa perfeição no dia da nossa volta para casa quando o veremos face a face. O que pode acontecer a um homem que seja tão grande como nascer de novo?

Nosso primeiro nascimento nos faz filhos de Adão; nosso segundo nascimento nos faz filhos de Deus. Ao nascer da carne herdamos a corrupção; devemos nascer de novo pelo Espírito para herdarmos a incorrupção. Vimos a esse mundo como herdeiros da dor porque somos filhos do homem caído; nossa nova vida entra no novo mundo sendo herdeira da glória porque descende do segundo Homem, do Senhor do céu, a saber de Jesus Cristo.

A vida celestial é muito manifesta, principalmente pelo fato de haverem certos sinais que sempre acompanham e atestam o novo nascimento. As pessoas podem ter nascido de novo, e contudo, podem não ser capazes de ver como nós certos pontos de doutrina; mas há algumas coisas sobre as quais todos os regenerados estão de acordo. Para começar, toda alma que é nascida de novo se arrepende de seu pecado – da sua condição de possuir uma natureza corrompida pelo pecado. Se um homem vive em seu pecado tal como costumava fazer, não deve achar que é um homem que nasceu duas vezes, ou se enganará grandemente. Se pode olhar ao pecado à mesma luz que o fazia antes, se pode encontrar prazer nele, sim, se não se afasta dele sinceramente e não o deprecia e busca a misericórdia de Deus para que o apague, ele não sabe nada do que é a regeneração. Além disso, todos os regenerados têm fé; todos concordam que a única base de sua esperança é o sangue e o mérito de Jesus.

Adiciono a isto, que todos os que são nascidos de novo do Espírito oram com orações que brotam do coração.

Esta nova vida, o novo nascimento, é uma coisa muito manifesta pelo poder que implanta nos homens, uma vez que teve tempo para desenvolver-se. No princípio, os convertidos tremem e são fracos, mas se eles receberam a nova vida, recobram forças e há um poder nela pelo qual se regozija a igreja e pelo qual treme o demônio. Este poder, por certo, pode manter-se restrito pela incredulidade e por outras loucuras, mas deve ter um pleno campo de ação e não deve ser reprimido jamais.

Vocês podem ser ricos ou podem ser pobres, mas “necessário vos é nascer de novo”. Podem ser inteligentes, podem ser educados, podem ser talentosos, mas “necessário vos é nascer de novo”. Muitas coisas são desejáveis, mas uma coisa é necessária, imperativamente necessária: nascer de novo.
Se você não nasceu de novo, não tem qualquer vida espiritual. O primeiro nascimento lhe deu vida corporal e vida mental, mas não lhe deu vida espiritual; não poderia fazê-lo, pois o que é nascido da carne, é carne e nada mais. Esta vida espiritual nos vem do céu, pois é de procedência divina. Não se encontrava em nós e neste mundo. Ela nos vem do Alto.

Se você não tiver esta nova vida espiritual estará morto em delitos e pecados, e também morto para tudo o que tem a ver com bênçãos espirituais:

Na vida espiritual primeiro temos que ser receptores e o pecador que continua morto não pode receber nada enquanto Deus não o vivificar. Frequentemente os santos de Deus são consolados, instruídos e enriquecidos espiritualmente sob a pregação da Sua Palavra; mas é a sua nova natureza espiritual que recebe o enriquecimento.

Agora, alguém diz: “Isto é muito desalentador. Gostamos de ouvir: creiam unicamente, e serão salvos. Nos alegra que nos digam: todo aquele que crer no Senhor Jesus Cristo tem vida eterna, mas isto nos angustia, pois não abre a porta tão amplamente como nós desejaríamos”. Acreditem em mim, me alegra bastante falar-lhes sobre o livre e amplo Evangelho da graça. Minha mais frequente afirmação é: “olhai para Cristo e serão salvos todos os confins da Terra”.

Mas, ao mesmo tempo, Deus não quer que vocês sejam edificados sobre um falso fundamento, ou que sua fé e sua confiança estejam afastadas da verdade que é estar realmente vivendo em Jesus. O fato é que seus esforços, suas ações e seus méritos, todas essas coisas, em sua melhor expressão, têm que ser um fracasso e é algo bom que lhe digamos isso. “Mas, que hei de fazer?”, diz alguém. Me permitam lembrar que essa não é a pergunta que você deve fazer, pois se a obra de salvação dependesse do que você deve fazer, certamente ela não seria feita. Poderia fazer a pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?” mas lhe indicaríamos que não faça nada e diríamos: creia no Senhor Jesus Cristo para que seja salvo. A obra da salvação do pecado é a obra do Espírito de Deus em você.

A fé olha o sangue de Jesus para o perdão do pecado, e logo põe o olhar Nele pelo Seu Espírito para vencer o poder do pecado dentro do seu coração, e não olha em vão; mas se olhar para qualquer outra parte, vai procurar até que seus olhos se cansem, mas não verá nunca seu desejo cumprido.




Queremos que separem o olhar do que está em vocês ou do que pode vir de vocês, e confiem no que Cristo fez na cruz, no que o Pai de misericórdia espera fazer ainda, e no que o Espírito Santo é enviado a fazer especificamente em vocês para que sejam salvos.

Oh, comecem a orar pedindo o poder divino! Não confiem nunca em nada que não seja a obra divina em seu espírito.
fonte:http://estudos.gospelmais.com.br/necessidade-de-toda-pessoa.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?