Lição 11: A organização de uma Igreja local
Lições Bíblicas CPAD
Adultos
3º Trimestre de 2015
Lição 11: A organização de uma Igreja local
Data: 13 de Setembro de 2015
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 1.4-14.
4 — a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 — Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 — aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 — Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 — mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,
9 — retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.
10 — Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 — aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 — Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 — Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé,
14 — não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
HINOS SUGERIDOS
53, 442 e 448 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Apresentar os requisitos bíblicos para formar um ministro do Evangelho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicar o panorama da epístola a Tito.
II. Conscientizar sobre as qualificações dos pastores segundo a epístola.
III. Destacar a percepção de pureza que a epístola apresenta.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro professor, é importante que você compreenda e ressalte para os alunos o objetivo da epístola de Tito: Aconselhar o jovem pastor sobre a tarefa de “pôr em ordem” o que Paulo havia deixado inacabado nas igrejas de Creta. Outro ponto importante é saber que essa epístola tem algumas características especiais: (1) Ela possui dois resumos sobre a natureza da salvação em Jesus Cristo (2.11-14; 3.4-7); (2) A igreja e o ministério de Tito deveriam estar edificados sobre firmes alicerces espirituais e éticos (2.11-15); (3) Contém uma das duas listas do Novo Testamento sobre as qualificações necessárias ao ministério de uma igreja (1.5-9; cf. 1Tm 3.1-13). Além dessas informações, para aprofundá-las, pesquise em bons comentários bíblicos sobre o panorama dessa epístola.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Com esta lição estaremos iniciando o estudo da Epístola de Tito. Timóteo recebeu a incumbência de exortar uma igreja que estava sofrendo com os ataques dos falsos mestres. A missão de Tito era semelhante a de Timóteo, mas com um encargo a mais, que foi o de estabelecer presbíteros, “em cada cidade”, pondo “em ordem” a Igreja. Paulo mostra, na Carta a Tito, que não era apenas pregador, ensinador e “doutor dos gentios”, mas também um administrador eclesiástico.
PONTO CENTRAL
A epístola de Paulo a Tito demonstra com vigor as qualificações honestas para quem se pretende pastor.
I. A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO
1. O intento da Epístola. Qual era o principal propósito da Epístola de Tito? O objetivo de Paulo era dar conselhos ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido. Tito recebeu a incumbência de supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado a ilha com Tito e o deixou ali com esta importante incumbência (v.5).
2. Data em que foi escrita. Acredita-se que foi escrita no ano de 64.d.C., aproximadamente. A carta a Tito foi escrita na mesma época da Primeira Carta a Timóteo. Provavelmente foi redigida na Macedônia, durante as viagens que Paulo fez quando esteve sob a custódia dos romanos.
3. Um viver correto. Como ministro do evangelho, Paulo exige ordem na igreja e que os irmãos vivam de maneira correta, santa. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, a ilha de Creta era conhecida pela preguiça, glutonaria e maldade de seus habitantes. Ao aceitar a Cristo como Salvador, o novo convertido torna-se santo pela lavagem da regeneração do Espírito (Tt 3.5), por meio da Palavra de Deus (Ef 5.26). A santificação é também um processo gradual e contínuo que conduz ao aperfeiçoamento do caráter e da vida espiritual do crente, tornando-o participante da natureza divina (2Pe 1.4). Sem a santificação, jamais alguém verá a Deus (Hb 12.14).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
A epístola objetivava dar instruções ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido de Paulo. A carta foi escrita aproximadamente em 64 d.C..
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de ‘epístola pastoral’ porque trata de assuntos relacionados com ordem e o ministério na igreja. Tito, um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por ser, talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo vê-se (1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, (2) no fato de ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como Timóteo), e um cooperador de confiança (2Co 8.23), (3) pela sua missão de representante de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a terceira viagem missionária do apóstolo (2Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6,16-24), e (4) pelo seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995, pp.1886-87).
II. O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
1. Qualificação dos pastores. Em sua carta a Tito, Paulo enfatiza as qualificações do bispo, em relação a família, como homem casado, fiel à sua esposa e na criação de seus filhos de forma exemplar (v.6). Paulo diz que os filhos dos ministros, presbíteros ou pastores, não devem ser “acusados de dissolução”, nem de serem “desobedientes”. No original, tais adjetivos vêm de anupotaktos, “não sujeito”, “indisciplinado”, “desobediente”. O exemplo mau dos filhos do sacerdote Eli é referência negativa para a família dos pastores (1Sm 2.12,31). Paulo mostra que o bispo deve ser uma pessoa íntegra, irrepreensível, “como despenseiro da casa de Deus” (v.7). Por outro lado, ensina também que o bispo não pode ser “soberbo”, “iracundo”, “dado ao vinho”, “não espancador”, “cobiçoso de torpe ganância” (vide os mercantilistas na atualidade que só trabalham por dinheiro). Paulo instrui que o obreiro precisa ser “[...] dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante” (Tt 1.8).
2. Crentes, porém problemáticos. Paulo ressalta o respeito que o presbítero deve ter à doutrina e a autoridade ministerial para argumentar com os contradizentes (vv.9,10). Entre os crentes da igreja de Creta, haviam os “complicados” e “contradizentes”, “faladores”, tipos não raros em igrejas nos tempos presentes. Mas o apóstolo indicou a maneira de tratá-los. Aos contradizentes e desobedientes ao ensino da Palavra de Deus, Paulo demonstra não ter nenhuma afinidade com eles, pois são perigosos, não só para a igreja local, mas para as famílias cristãs, e devem receber a admoestação e repreensão à altura: “[...] aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância” (v.11). O fato de tais falsos crentes terem espaço para transtornar “casas inteiras” se devia à realidade das igrejas cristãs em seus primórdios. Elas funcionavam, em grande parte, nas residências dos convertidos (Rm 16.5; 1Co 16.19; Cl 4.15). Além de desordenados, eles são “faladores” e murmuradores.
3. Não dar ouvidos a ensinos falsos. Tito, na condição de “supervisor”, estabelecendo igrejas, “de cidade em cidade”, tinha que ministrar a palavra de edificação e advertência contra os falsos cristãos. Deveria repreendê-los de modo veemente. Na verdade, eles eram desviados da verdade. Mais adiante, Paulo resume como tratar os desviados e hereges: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tt 3.10).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A qualificação dos pastores, segundo a epístola, é fundamental ser observada para que sejam competentes no relacionamento com os crentes problemáticos.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“As qualificações dos presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de acordo com o idioma original, são condições ou questões indiretas relativas aos candidatos que estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente: ‘Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são desobedientes’ — este pode ser considerado como um candidato ao presbitério.
Paulo parece estar usando as palavras ‘ancião/presbítero’ (presbyteros, v.5) e ‘líder/bispo’ (episkopos, v.7) de modo intercambiável. Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios ministeriais eram variáveis e indistintos.
Paulo chama os bispos de ‘despenseiros da casa de Deus’. Os despenseiros (pessoas encarregadas de administrar os negócios de uma casa) eram bem conhecidos daqueles que viveram no primeiro século. Uma vez que tais pessoas tinham perante o dono da casa a responsabilidade de cuidar desta, era necessário que fossem irrepreensíveis. Note também que os bispos não são simplesmente responsáveis perante Deus como seus servos, cuidando das coisas de Deus” (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.1509).
III. A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS
1. Tudo é puro para os puros (v.15). Paulo diz que “todas as coisas são puras para os puros” (Tt 1.15), pois esses procuram viver segundo a Palavra de Deus. Aqueles que vivem de modo santo não veem mal em tudo, pois seus olhos são bons, santos. Isso é reflexo de suas mentes e corações bondosos. Deus nos chamou para sermos santos em todas as esferas e aspectos da nossa vida (1Pe 1.15). Quem despreza esse ensino não despreza ao homem, mas sim a Deus.
2. Nada é puro para os impuros (v.15). De fato, para os “contaminados e infiéis”, tudo o que eles pensam e praticam é de má natureza. O motivo pelo qual “nada é puro para os contaminados” é porque “confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra” (v.16). Esses são hipócritas e maliciosos, pois dizem uma coisa e fazem outra.
3. Conhecem a Deus, mas o negam com as atitudes (v.16). Atualmente muitos dizem conhecer a Deus, porém, se olharmos para suas atitudes veremos que estes nunca conheceram ao Senhor. A nossa conduta revela a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. O que as pessoas aprendem com você ao observar a sua conduta na igreja e fora dela?
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O apóstolo admoesta que para os puros, tudo é puro; para os impuros, nada é puro. Há quem diga que conhece a Deus, mas o nega com suas atitudes: isso é perfeitamente possível.
ACERCA DOS OFICIAIS DA IGREJA
Paulo passa imediatamente a lembrar Tito da tarefa que deve realizar como seu representante em Creta. Essencialmente, é organizar as comunidades cristãs na ilha ao estabelecer ministros responsáveis e ao combater o falso ensino. Esta seção trata da primeira metade da sua tarefa, e pressupõe uma organização semelhante àquela que é prevista em 1 Timóteo, embora um pouco menos adiantada. Primeiramente, há a mesa de presbíteros, ou anciãos, que, como tais, conforme podemos conjeturar, não são ministros propriamente ditos, mas, sim, formam um Tribunal com Responsabilidade geral por cada comunidade. Normalmente iriam escolhidos; algum tipo de nomeação ou ordenação específica é subentendido. Ver sobre 1 Tm 5:17. Em segundo lugar, há oficiais executivos conhecidos como bispos ou superintendentes (em comunidades pequenas, poderia haver apenas um só) que cumpriam na prática os deveres ministeriais e pastorais necessários. Estes são selecionados das fileiras dos presbíteros, de modo que os dois títulos são virtualmente, embora não rigoro samente, intercambiáveis. Para os superintendentes, ver a Introdução, págs. 20-23; também notas sobre 1 Tm 3:2; 5:17. A diferença principal de 1 Timóteo é que não há menção de diáconos nesta carta. Esta é evidência de uma etapa menos complexa, talvez menos avançada, de organização eclesiástica, vista que os diáconos eram os assistentes dos supervisores. Ver sobre 1 Tm 3:8.
5. Por esta causa, Paulo começa, te deixei em Creta para que pusesses em ordem as coisas restantes. Não precisamos supor que esteja dando a Tito informações pela primeira vez, muito menos que esteja respondendo a um pedido para as tais. Como em 1 Timóteo, está recapitulando instruções já dadas de forma geral, parcialmente, sem dúvida, porque era útil tê-las registradas no preto sobre o branco, mas também para o benefício do rebanho de Tito, ao qual esperava que comunicasse a carta. O contexto subentende que o próprio Paulo já dirigiu uma missão em Creta; o verbo empregado (Gr.apoleipein) transmite a ideia de deixar para trás. Esta não pode ser identificada com a parada breve registrada em At 27, e, portanto, parece melhor datá-la depois do primeiro cativeiro romano (ver Introdução, págs. 14—17).
Embora o cristianismo tenha fincado pé em certo número de distritos, a igreja em Creta parece estar numa condição bastante desorganizada. Logo, entre as várias coisas que precisam de ser endireitadas, Paulo pede a Tito que constituísse presbíteros, conforme te prescrevi. Embora a existência dos presbíteros é pressuposta em 1 Timóteo, aqui estão sendo estabelecidos pela primeira vez. Para a prática de Paulo, cf. At 14:23.
Alguns, impressionados pelo fato de que Paulo em nenhum lugar menciona os presbíteros pelo nome nas suas cartas reconhecidas, preferem traduzir “nomear para os cargos pessoas de idade,” sendo que o cargo é explicado no v. 7 como o de superintendente. Mas isto força muito desnecessariamente os vários contextos em que “presbítero” ocorre nas Pastorais, bem como força o Grego:: ver sobre 1 Tm 5:17. Notamos que a responsabilidade total pela escolha dos presbíteros parece ter sido deixada com Tito, disposição esta que provavelmente fosse necessária pela imaturidade das comunidades cretenses. O “eu” (oculto em português) em conforme te prescrevi é enfático; a cláusula olha para o versículo seguinte e impressiona sobre Tito que seus presbíteros devem ser do tipo de homens que Paulo aprova.
6. A lista de qualificações, positivas e negativas, assemelha-se de modo muito próximo àquela que é, preceituada para os superintendentes em 1 Tm 3:2-7. Os presbíteros devem ser alguém que seja irrepreensível (o singular é usado no original, a construção sendo lit, “se alguém for irrepreensível. . .”). Ou seja: não devem oferecer qualquer lacuna para a crítica: ver sobre 1 Tm 3:2, 7. Além disto, devem ser marido de uma só mulher, expressão esta que provavelmente significa (ver sobre 1 Tm 3:2) “casado uma só vez,” sendo aplicável a um homem que não se casou outra vez depois da morte da sua esposa ou depois do divórcio.
Os filhos, também, fornecem um teste útil da sua adequabilidade. Devem ser crentes, que compartilham da fé em CRISTO do seu pai, e na sua conduta diária não devem ser acusados de dissolução (Gr. asõtia: o advérbio cognato é usado em Lc 15:13 do “viver dissoluto” do filho pródigo), nem são insubordinados. Para a última qualidade, cf. 1 Tm 3: 4; ao homem que não pode criar seus filhos para serem bem comporta dos deve carecer a combinação de simpatia e firmeza exigida num presbítero.
7. Paulo dá uma razão para estas qualificações, e acrescenta mais uma fileira deles —Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro (lit. “encarregado de uma casa ou família”) de DEUS. Por causa da introdução abrupta do “superintendente” (Gr. episkopos) no singular numa discussão acerca de presbíteros, e também porque Paulo parece estar recomeçando sua lista e estar usando matéria que reaparece em 1 Tm 3:2-7, vários autores colocam os w. 7-9 entre parênteses como uma interpolação. Pertencem a um período, argumentam eles, em que o episcopado monárquico, ou de um só homem, já se estabelecera. Os MSS, no entanto, não oferecem qualquer apoio a este ponto de vista, e a conexão dos versículos como o que antecede é confirmada pela repetição de irrepreensível que já aparece no v. 6. Sua afinidade com 1 Tm 3:2-7 é facilmente explicada se supormos que em ambas as passagens Paulo está tomando emprestada uma lista convencional de qualidades desejáveis em oficiais da igreja. O singular o bispo é provavelmente genérico: ver sobre 1 Tm 3:2. A mudança repentina de Paulo de presbíteros em geral para os superintendentes é bastante natural se, conforme é argumentado na Introdução págs. 20—23 e nas notas sobre 1 Tm 3:2; 5:17, estes últimos eram oficiais executivos escolhidos dentre as fileiras dos primeiros.
Uma congregação cristã, Paulo declara em 1 Tm 3:15, é “a casa de DEUS;” logo, um superintendente é o despenseiro de DEUS. A ênfase re cai em de DEUS; é porque representa a DEUS que deve ser irrepreensível. Cinco vícios que um superintendente deve evitar passam então a ser acrescentados. Não deve ser arrogante, i.é, obstinado ou voluntarioso, não irascível, visto que o trabalho pastoral requer paciência, não dado ao vinho, nem violento, (para estes vícios, ver sobre 1 Tm 3:3), nem cobiçoso de torpe ganância. Esta última falha (ver ibid.) era uma tentação especial para os ministros que tinham de manusear as ofertas da igreja e a assistência caridosa. A queixa de muitos comentaristas modernos que os padrões subentendidos nesta lista, como em 1 Tm 3:2-7, são por demais terrestres e prosaicos, revelam uma falta extraordinária de realismo. Paulo está colocando seu dedo nas tentações às quais os oficiais eclesiásticos decerto eram expostos, pela própria natureza das suas responsabilidades e trabalho, tanto na era apostólica quanto mais tarde.
8. Para contrabalançar os cinco vícios, acrescenta sete virtudes que são ainda mais próximas daquelas que estão alistadas em 1 Tm 3:2 (ver as notas ali). O superintendente deve ser hospitaleiro, porque a responsabilidade de hospedar visitas em nome da comunidade recai sobre ele; amigo do bem (Gr. philagathos), adjetivo que conota a devoção a tudo aquilo que é melhor; sóbrio, em contraste com os traços desordeiros condenados no versículo anterior; justo, piedoso, i.é, exemplar nos relacionamentos tanto com seu próximo quanto com DEUS (cf. 1 Ts 2:10 para as mesmas duas qualidades justapostas); que tenha domínio de si, virtude esta que é louvada em G1 5:23 como sendo um dos frutos do ESPÍRITO.
9. Finalmente, o ministro cristão deve ter o equipamento doutrinário certo de modo que tenha poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem. É aqui, ha tarefa dupla de edificar os fiéis e de eliminar o erro, que, como um presbítero que também é um supervisor, enfrenta seu desafio principal. (Para reto ensino, ver a nota sobre 1 Tm 1:10). Se é que quer enfrentá-lo com sucesso, deve ser ele mesmo uma pessoa que é apegado à palavra fiel que é segundo a doutrina. Noutras palavras, deve ser dedicado de coração e alma à veracidade da mensagem apostólica, e, por implicação, convicto da veracidade dela - conforme se pode parafrasear a frase complexa literalmente traduzida nas nove palavras supra. Aquela mensagem é fiel, i.é, é digna de confiança, quando concorda com a doutrina, i.é, fielmente reflete “a forma de doutrina” Rm 6:17) que o próprio Apóstolo entregara. Há uma olhada crítica aqui no falso ensino que dentro em breve será denunciado. Pode também ser notado que o querigma primitivo já está começando a tomar forma como uma coletânea fixa nas ortodoxas (ver notas sobre 1 Tm 6:20; 2 Tm 1:13-14; 2:2).
OS FALSOS MESTRES 1:10-16
A menção de os que contradizem no v. 9 provoca Paulo a lançar um ataque contra estes mestres mal-orientados, aos quais acusa de se rem moralmente corruptos além de semearem erro e confusão entre os fiéis. Parece evidente que são cretenses de nascença, e embora seu en sino tenha pontos estreitos de contato com os mestres do erro em Éfeso (1 Tm 1:3-11; 6:3-10; 2 Tm 2:14-18), tem certos aspectos especificamente locais, e seu caráter judaico é ressaltado mais fortemente. A ação vigorosa é exigida de imediato, pois as congregações de Creta mal tiveram tempo de se estabelecer e já estão sendo subvertidas.
10. Com porque existem muitos insubordinados, Paulo está dando a razão porque a nomeação de superintendentes com o caráter e o equipamento que ele mesmo estipulou é urgentemente necessário. Aqueles que são descritos no v. 9 como os que contradizem a doutrina apostólica são aparentemente por demais numerosos, e o adjetivo insubordinados vividamente retrata sua propensidade para desconsiderar as autoridades da igreja. Também são faladores frívolos (Gr. mataiologoi; para o subs. cognato, cf. 1 Tm 1:6), usando linguagem impressionante com pouco ou nenhum conteúdo sólido da verdade, e, como resultado, são enganadores que logram seus ouvintes crédulos.
Até aqui, a diatribe de Paulo é por demais generalizada para nos dar quaisquer informações concretas acerca da heresia deles, mas agora acrescenta que suas críticas severas se aplicam especialmente aos da circuncisão. Emprega esta expressão em Rm 4:12 para judeus, mas em G1 2:12 e Cl 4:11 (cf. também 10:45; 11:2) para cristãos judeus. Este último pode ser o significado aqui (cf. Moffatt: “os que vieram do judaísmo”). Podemos, portanto, inferir que, embora o grupo rebelde consistisse de cristãos tanto gentios quanto judeus, estes últimos formavam o elemento mais ativo. Há evidência (Josefo, Antiq. xvii. 327; Bell. Iud ii. 103; Filo, Leg. ad Gaium 282) de que os judeus eram numerosos em Creta.
11. Paulo está a favor de perder pouco tempo com os dissidentes — É preciso fazê-los calar. Esta tradução preserva a metáfora vigorosa do verbo gr. epistomazein (hapax), que significa colocar uma mordaça, e não simplesmente um freio, na boca de um animal. É urgentemente necessário porque andam pervertendo (o verbo significa literalmente “estão virando de cabeça para baixo”) casas inteiras, ensinando o que não devem. Es ta frase enigmática relembra 1 Tm 5:13 (“falando o que não devem”), onde (ver a nota) os estudiosos têm suspeitado uma referência velada às artes mágicas. Pode haver semelhante referência aqui, mas é igual mente possível, que Paulo esteja pensando nos falsos ensinos dos mestres do erro.
O que parece claro de qualquer maneira é que estas pessoas perigosas, conforme o Apóstolo as vê, não estão movidas pelo desejo de servi a DEUS ou a seu próximo, mas, sim, estão a fim de fazer “lucros sórdidos” (torpe ganância). Acusa os dissidentes de Éfeso, também, de terem motivos mercenários (1 Tm 6:5), mas em nenhum caso indica se os lucros esperados viriam de emolumentos, ofertas, ou dalguma outra fonte. Este, também, é um toque de colorido local, pois os cretenses tinham má fama na antiguidade por sua avareza (e.g. Políbio, Hist. vi. 46. 3).
12. Ao se comportarem assim, Paulo continua, estão meramente vivendo à altura do quadro pouco lisonjeiro do caráter cretense que dentre eles, um seu profeta, pintou. Passa então a citar a linha (é um hexâmetro no original), Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Cita refrões semi-proverbiais semelhantes de Menandro em 1 Co 15:33 e (se At 17:28 registra com exatidão suas palavras) de Arato no seu discurso em Atenas. O poeta em epígrafe aqui é, segundo Clemente da Alexandria (Strom. i. 59. 2), Epimênides de Cnosso, em Creta, um ensinador religioso e taumaturgo do século VI a.C. A linha às vezes tem sido atribuída a Calímaco (c. de 305 —c. de 240 a.C.) porque a primeira metade ocorre no seu Hino de Zeus, mas é provável que estivesse citan do uma frase que já era proverbial nos tempos dele. Paulo chama Epimênedes um profeta, e assim enfatiza a autoridade do julgamento dele; mas é interessante notar que Platão, Aristóteles, Cícero, e outros falam dele como sendo um homem inspirado, profético.
Epimênides, segundo parece, estigmatizou os cretenses como sen do sempre mentirosos porque alegavam ter o túmulo de Zeus na sua ilha. Esta era uma impostura flagrante, pois Zeus era o principal dos deuses, e, no ponto de vista dos seus devotos, muitíssimo vivo. O dito, porém, tomou-se um lema popular, uma zombaria que dava expressão à reputação chocante que os cretenses tinham no mundo antigo pela sua falsida de. Este conceito predominava tanto que o verbo “cretizar” (Gr. krètigrar.” Os comentários de Paulo teria escrito de modo tão despojado de tato, para não dizer rudemente, numa carta real que visava ser lida em voz alta diante de um auditório cretense (conforme 3:15 sugere que es ta carta tinha tal destinação). Mas o Apóstolo está alarmado e zangado com a conduta dos sectários, e em tal disposição de ânimo as pessoas nem sempre deixam de falar francamente. De qualquer maneira, dificilmente teria esperado que os cristãos verdadeiros nas comunidades cretenses padecessem de sensibilidade nacionalista.
Nenhuma insinuação profunda precisa ser lida em feras terríveis, ventres preguiçosos. Sem forçar os pormenores (é uma citação, afinal das contas), Paulo considera que a linha expressa, com exatidão prática, a falsidade, a grosseria, e a gula do grupo dissidente em Creta. Tal testemunho é exato, acrescenta ele. O tom da frase sugere que teve amarga experiência pessoal na ilha. Tito, portanto, deve repreendê-los, i.é, os dissidentes, não os cretenses de modo geral, severamente. Sua severidade, no entanto, não deve ser negativa, mas, sim, deve visar garantir que sejam sadios na fé. Para a noção, característica nas Pastorais, que a ortodoxia doutrinária é “sadia,” ao passo que o erro é uma forma de doença, ver sobre 1 Tm 1:10; 6:4.
Nas palavras que se seguem, e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade, Paulo finalmente lança alguma luz sobre o conteúdo dos ensinos dos mestres do erro. Primeiramente, consiste em fábulas (lit. “mitos”) judaicas, que provavelmente são muito semelhantes às “fábulas sem fim” atacadas em 1 Tm 1:4 (ver a nota ali), embora aqui sejam especificamente designadas judaicas. Em segundo lugar, os mestres do erro estão exigindo a observância de regulamentos que o Apóstolo desconsidera como mandamentos de homens. Estes não podem ser, conforme pensavam alguns dos Pais, os preceitos da Lei Mosaica, que, para Paulo, tinham origem divina. Nem po de a referência ser à “tradição dos antigos,” com sua distinção entre' carnes puras e impuras, etc., visto que acrescenta que os autores destas regras são homens desviados da verdade. É razoavelmente certo de que o que ele tem em mente são exigências judaicas ascéticas (e.g. a proibição do casamento e o repúdio a certos alimentos) tais quais estão subentendidas em 1 Tm 4:3-6. Pode ser notado que descreve as tendências ascéticas da heresia de Colossos como sendo “os preceitos e as doutrinas dos homens (Cl 2:21-22).
1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito - J. N. D. Kelly - Novo Testamento - Vida Nova - Série Cultura Cristã.
Tito - John Macarthur - Novo Testamento Comentário Expositivo de Titus - MOODY PRESS/CHICAGO - 1996 - by THE MOODY BIBLE INSTITUTE
Introdução -
Tito - Esta carta foi projetado para ensinar Tito a instruir outros irmãos e anciões em Creta que estavam sobre sua liderança, e também para instruir membros em várias congregações. Também serviu para realçar a liderança de Tito ao falar que ele estava sobre a autoridade de Paulo. 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito pertencem ao grupo de escritos de Paulo, conhecidas como as Epístolas Pastorais. Eles são assim chamados porque eles foram dirigidas a dois dos filhos na fé muito queridos por Paulo , Timóteo e Tito, que possuía tarefas pastorais. Timóteo estava no comando da igreja em Éfeso e Tito daquelas que estavam na ilha de Creta. Como essas foram as últimas de suas cartas a serem escritas, elas nos informam sobre os últimos anos de seu ministério. Culto público, a seleção e qualificação de líderes da igreja, a vida pessoal do pastor e ministério público, a forma de confrontar o pecado na igreja, o papel das mulheres, o cuidado com as viúvas, e como lidar com dinheiro estão entre os assuntos discutidos. Eles também ensinam importantes verdades doutrinárias sobre as Escrituras, salvação e JESUS como Salvador.
AUTOR
A autoria de Paulo desta carta nunca foi seriamente questionada, nem a identidade de Tito. Como os dois homens haviam sido associados a um longo tempo, Paulo está se apresentando como "apóstolo de JESUS CRISTO" (1:1) Ele se identificou assim unicamente por causa dos crentes nas igrejas de Creta, que não o conheciam. Este foi provavelmente a última carta que Paulo escreveu.
DESTINATÁRIOS
Parece provável que Tito entrou na vida de Paulo durante a segunda viagem missionária do apóstolo, embora, por alguma razão, Lucas não faz menção a ele no livro de Atos. Nós não sabemos onde ou como ele se converteu ou precisamente quando ou como eles se conheceram, mas se tornou um homem associando a esse grande apóstolo. Paulo o chama de "meu verdadeiro filho na fé comum" (1:4) sugere que Tito assim como Timóteo (1 Tm. 1:2), foi levado a fé salvadora por Paulo. Após a primeira prisão de Paulo, ele levou com ele Tito a Creta, onde os dois ministraram juntos por algum tempo. Quando o apóstolo partiu, deixou Tito para trás para continuar o ministério (1:5). Tito tinha viajado e servido com Paulo extensivamente. Ele estava com o apóstolo em Corinto e é mencionado nove vezes na segunda carta de Paulo à igreja lá. Paulo lamentou que "quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de CRISTO, uma porta se abriu para mim no Senhor, não tive descanso em meu espírito, não encontrando meu irmão Tito" (2 Coríntios. 2:12-13) . Por outro lado, alegrou-se "para a alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos" (7:13). Tito não era simplesmente suplente de Paulo, mas era o seu amado irmão e seu "companheiro e colaborador" (8:23). Tito acompanhou Paulo e Barnabé a Jerusalém para participar do Concílio de Jerusalém, durante o qual a questão dos judaizantes foi resolvida de uma vez por todas (Atos 15; Gal 2:1-3).. Tito, na verdade, era o modelo de Paulo de um convertido nascido de Nov, um gentio cheio do ESPÍRITO, que não tinha necessidade de se identificar de alguma forma com o judaísmo religioso, seja através de circuncisão ou a obediência à Lei de Moisés (Gálatas 2:03 -5). Este jovem obreiro foi, portanto, bem familiarizado com os argumentos dos judaizantes que mais tarde teve de lidar em Creta (Tito 1:10, 14) e bem entendeu a posição oficial da Igreja sobre os argumentos contra seu falso evangelho. Porque Tito tinha sido associado com Paulo por muitos anos antes de começar seu ministério em Creta, é improvável que qualquer uma das doutrinas e padrões mencionados nesta epístola fossem novos para ele. Como mencionado acima, ele havia passado um ano com Paulo ministrando à igreja de Corinto, a igreja problema protótipo do Novo Testamento. Ele foi duas vezes encarregado de reunir ajuda para a igreja em Jerusalém (2 Coríntios. 8:6, 22-24). Mais tarde, ele retornou para continuar o ministério ali a pedido de Paulo, entregando a segunda carta do apóstolo para eles (2 Coríntios. 8:16-19). Ele sabia em primeira mão os ensaios e as desilusões de liderar um grupo de crentes que eram imaturos, egoístas, facciosos, e mundanos. O próprio fato de que ele era encarregado de tais atribuições indica a grande confiança de Paulo em sua doutrina, sua maturidade espiritual, a sua liderança, sua confiabilidade, e seu amor genuíno por aqueles que ele conduziu. Este dever de construir igrejas em Creta que poderia efetivamente evangelizar a ilha demonstra o compromisso de Tito para alcançar os não convertidos com o evangelho.
MENSAGEM
A carta a Tito é muito parecido com duas cartas de Paulo a Timóteo e foi escrito com o mesmo propósito de incentivar e fortalecer um jovem pastor a quem ele havia discipulado, em quem ele tinha grande confiança, e para quem ele tinha grande amor como um pai espiritual. Ele estava passando o bastão, por assim dizer, a esses jovens pastores que estavam ministrando em situações difíceis, Timóteo na igreja em Éfeso e Tito nas inúmeras igrejas na ilha de Creta. Ambos os homens tinham sido cuidadosamente treinados por este grande apóstolo, ambos foram altamente dotados pelo ESPÍRITO SANTO, e ambos haviam provado sua devoção incansável para Paulo e para a obra do Senhor. Tanto enfrentou homens como também enfrentou oposição ferrenha de dentro e de fora da igreja. Esta carta foi projetada para instruir Tito, para instruir os outros anciãos em Creta que trabalharam sob sua liderança, e para instruir os membros nas várias congregações. Também serviu para divulgar a liderança de Tito autorizada por Paulo.
O Capítulo 1 enfoca as qualificações da liderança da igreja, especificamente, sua teologia e seu caráter pessoal e conduta.
O Capítulo 2 enfoca o caráter e a conduta dos membros da igreja entre si e
O capítulo 3, ensina sobre o caráter e a conduta de ambos os líderes e membros perante o mundo incrédulo em que viviam e onde testemunhavam de CRISTO. Todas as três áreas de preocupação são essenciais para o real propósito da carta, que foi a construção de igrejas fortes que seriam eficazes no evangelismo. Embora o livro de Tito não seja tão doutrinário como algumas das outras cartas de Paulo, como romanos, no entanto, contém muitos tesouros doutrinais, incluindo algumas das doutrinas cardeais da fé, como a salvação pela graça de DEUS trabalhando através da fé do crente ( 3:5-7). Embora a carta relate muitas realidades magníficas da salvação, ela é eminentemente prática, estabelecendo as obrigações e responsabilidades que temos como filhos de DEUS e co-herdeiros com nosso Senhor JESUS CRISTO (3:7). A carta apresenta um guia compacto para o tipo de ministério cristão e da vida cristã pessoal que levará os não convertidos para a salvação. Tito é uma carta evangelística cujo principal objetivo era preparar a igreja para mais um testemunho eficaz para os incrédulos em Creta. Paulo fala repetidamente de ambos, o Pai celestial (1:3; 2:10; 3:4) e de JESUS CRISTO (1:4; 2:13, 3:6) como Salvador. Um dos propósitos para silenciar os falsos mestres era remover o veneno de suas idéias de corrupção e de vida corrupta, que ameaçavam não só a vida espiritual dos crentes em si, mas também a própria salvação daqueles que testemunhavam. Paulo sabia que a verdade salvífica da mensagem do evangelho cai em ouvidos moucos quando aqueles que a proclamam vivem vidas ímpias que mostram nenhuma evidência de redenção em si própria. Quando os cristãos vivem em pecado, eles não podem esperar que os incrédulos deem atenção a mensagem que deveria salvá-los do pecado. Um dos testemunhos mais fortes que um cristão pode dar é a de um viver justo, santo, numa vida de doação. Foi por essa mesma razão que Paulo lembrou aos cristãos na ilha de Creta que o nosso Senhor "se deu por nós, a fim de remirmos de toda iniquidade e purificar para si um povo para sua própria possessão, zeloso de boas obras" (2:14 ). E foi por essa razão que o próprio Senhor ordenou: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, de tal forma que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5:16). DEUS é um DEUS salvador, que salva as pessoas para que eles possam viver uma vida religiosa, a fim de que outros possam também ser salvos, mediante a proclamação da verdade do evangelho apoiados pelo testemunho de vidas transformadas. DEUS prova o seu poder salvífico através de pessoas salvas. Embora Paulo esteja falando em Tito 2:10 especificamente de títulos de escravos, a vida de cada cristão deve ser "ornamento da doutrina de DEUS, nosso Salvador em todos os aspectos. Porque a graça de DEUS se manifestou ", continua ele," trazendo salvação a todos os homens "(v. 11, grifo nosso).
AS IGREJAS EM CRETA
Creta é localizada no mar Mediterrâneo, ao sudeste da Grécia, sudoeste da Ásia Menor e norte da África. A ilha tem cerca de 160 quilômetros de comprimento e varia em largura de 7 a 35 milhas. Devido à sua localização estratégica, Creta foi exposta a civilização grega e romana, apesar da reputação de seus cidadãos por serem "mentirosos, bestas ruins, [e] ventres preguiçosos" (Tito 1:12). Alguns dos judeus em Jerusalém no dia de Pentecostes eram de Creta e ouviram o evangelho pregado na sua própria língua (At 2:11). Os crentes da igreja em Creta eram novos, imaturos na fé, e sem dúvida uma igreja pequena, embora seu crescimento possa ter sido considerável. A fim de supervisionar tantas congregações espalhadas por uma área tão grande, Tito, obviamente, iria precisar de ajuda. A primeira instrução do velho Paulo a este jovem chefe foi a de nomear e ordenar outros anciãos em cada igreja (1:5). A carta não era apenas um guia para Tito, mas foi um documento escrito para comprovar sua autoridade apostólica, delegada por Paulo. Quando Tito colocou em prática fielmente as admoestações da carta na igreja, ele o fez com autoridade apostólica, o apóstolo Paulo deixou claro que qualquer líder ou membro das igrejas que se opusessem a Tito estariam se opondo ao próprio apóstolo Paulo e, portanto, estariam contrárias ao Senhor JESUS que encomendou o apóstolo. As igrejas de Creta haviam atraído "muitos homens rebeldes, faladores vazios e enganadores, especialmente os da circuncisão" (1:10), falsos mestres que não só ensinaram doutrinas ímpias, e ainda viveram vidas ímpias. Alguns desses homens eram judeus de Creta que ouviram o evangelho no dia de Pentecostes, mas não acreditaram com a fé devida. Impunham-se porque a maioria da igreja era ainda vulnerável. Mesmo depois de ter o imenso privilégio de ensino pessoal de Paulo e exemplo eles continuaram a precisar de fiéis líderes competentes para fundamentá-los ainda mais na verdade de DEUS e para serem modelos de uma vida piedosa para eles. O compromisso do líder Paulo, servo de DEUS e apóstolo de JESUS CRISTO, era levar os eleitos de DEUS à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o DEUS que não mente prometeu antes dos tempos eternos. No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de DEUS, nosso Salvador, a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de DEUS Pai e de CRISTO JESUS, nosso Salvador. (1:1–4”.
Os primeiros quatro versos desta carta, que formam a saudação, compreendem uma frase longa, envolvente e comovente. A saudação é um pouco mais formal do que as cartas escritas a Timóteo, mas o propósito de todas as três cartas era quase a mesma coisa: encorajar e fortalecer um jovem pastor que tinha conseguido ser apóstolo em um ministério difícil. Como se verá ao longo desta epístola, a ênfase está na obra salvadora de DEUS (DEUS e CRISTO são repetidamente chamados de Salvador: 1:3, 4; 2:10, 13; 3:4, 6). A saudação de abertura define o tema, centrando sobre a natureza do evangelho no ministério. Porque Paulo passou muito menos tempo na fundação e estabelecimento das igrejas na ilha de Creta, que havia passado com uma única congregação em Éfeso (onde Timóteo estava pastoreando). A Saudação de abertura de Paulo nesta carta (é uma das mais claras representações de seu ministério em qualquer lugar do Novo Testamento) é Fiel e muito mais do que uma declaração dogmática de autoridade apostólica. Embora Paulo tivesse profundos sentimentos pessoais e até mesmo certos objetivos pessoais no ministério, como seu desejo de levar o evangelho a Bitínia (At 16:7) e em Espanha (Rom. 15:24), ele não escrevia sob o impulso da emoção ou desejo pessoal, muito menos de impulso, mas sob a compulsão de verdades absolutas reveladas pelo Senhor no poder do ESPÍRITO. DEUS, que deseja salvar os pecadores, queria preparar Tito para a construção de congregações capazes de alcançar os perdidos. Nesta rica saudação a Tito, Paulo revela sete características principais que nortearam sua vida e seu serviço ao Senhor, Compromissos fundamentais que cada líder dedicado à igreja de CRISTO deve manter:
1- O COMPROMISSO DE SER SUBMISSO A DEUS
Paulo, servo de DEUS e apóstolo de JESUS CRISTO, (1:1a) A primeira característica é a de ser submisso à sabedoria de DEUS. Acima de tudo, o apóstolo se via como um homem totalmente sob a autoridade divina, expressado na frase “servo de DEUS”. O nome do apóstolo Paulo em hebraico era Saul, mesmo nome do rei de Israel. Logo após sua milagrosa conversão a CRISTO lhe foi dado por Este um novo nome, no entanto, ele veio a ser conhecido exclusivamente por seu nome grego, Paulos (Paulo). Com sinceridade plena, Paulo poderia ter se identificado como um brilhante estudante, líder da fé judaica, educado aos pés do famoso mestre Gamaliel, que também havia aprendido literatura e filosofia grega. Poderia ter tirado vantagem de sua cidadania romana, uma vantagem extremamente valiosa naqueles dias. Ele poderia ter se gabado de sua vocação original como apóstolo dos gentios, do privilégio e autoridade que lhe foi concedido por JESUS. Ele poderia ter se gabado de ser "arrebatado ao terceiro céu, ter visto o paraíso ..." (2 Coríntios. 12:2, 4), ou de seu dom de milagres, de ser escolhido como o autor humano de grande parte das Escrituras da nova aliança. Apesar de todos esses privilégios, ele, no entanto, escolheu, antes de tudo identificar-se como um servo de DEUS. Doulos (servo) refere-se a pessoa mais servil na cultura dos dias de Paulo e é muitas vezes traduzido como "escravo". Paulo estava na mais completa disposição e servidão a DEUS. Ele não tinha vida, ele até mesmo declarou que não tinha vontade própria, nenhum propósito de sua autoria, e nem planos pessoais. Tudo estava sujeito ao seu Senhor.Cada pensamento, cada respiração, e tudo estava sob o domínio de DEUS. Por que Paulo se refere a si mesmo como um servo de DEUS não só aqui, mas em todas as outras vezes referindo-se a si mesmo como um servo de CRISTO (ver, por exemplo, Rom 1:1; Gal 1:10; Fl 1...: 1)? - sua intenção é se colocar ao lado de homens de DEUS do Antigo Testamento.
2- COMPROMISSO COM A MISSÃO DE DEUS
Para levar os eleitos de DEUS à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna (1:1b–2a) Pela submissão de a maestria de DEUS, ele tinha um inabalável compromisso com a missão de DEUS. É a mesma missão que liga cada pregador e professor e, num sentido mais geral, todo líder de igreja e até todo crente. Como visto neste texto, que suas missões incluem evangelização, edificação e encorajamento.
EVANGELIZAÇÃO
Para levar os eleitos de DEUS à fé (1:1b) Paulo era reconhecido por sua responsabilidade de ajudar a busca os eleitos de DEUS, aqueles que são escolhidos de DEUS, a levar eles a fé salvadora em JESUS CRISTO. Cerca de um ano depois de escrever esta carta, o apóstolo disse a Timóteo: " Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em CRISTO JESUS, com glória eterna" (2 Tm. 2:10). Preguemos o evangelho para que todos tenham a oportunidade de serem salvos.
3- EDIFICAÇÃO
É o conhecimento da verdade que conduz à piedade, (1:1c) Segunda responsabilidade de Paulo no cumprimento de seu compromisso com a missão de DEUS era para edificar aqueles que acreditavam, ensinando-lhes todo o conselho da Palavra de DEUS para que eles pudessem ser santificados pelo conhecimento da verdade. Epignosis conhecimento, traduz-se como à clara percepção de uma verdade. Paulo tem em mente a verdade salvadora, a verdade do evangelho que conduz à salvação.
4- ENCORAJAMENTO
Na esperança da vida eterna, (1:2a).
A Terceira responsabilidade de Paulo no cumprimento de seu compromisso com a missão de DEUS era trazer encorajamento bíblico para os crentes, com base na sua esperança divinamente garantida na vida eterna, esperando pelo dia de ser glorificado, totalmente aperfeiçoado na justiça do próprio CRISTO. Esse é o incentivo maravilhoso da esperança sobre a qual todos os ministros de DEUS podem garantir ser o povo de DEUS.
5- COMPROMISSO COM A MENSAGEM DE DEUS
A qual DEUS, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, e no tempo próprio manifestou a sua palavra (1:2b–3a). A contemplação do conteúdo do ministério do evangelho leva Paulo a um terceiro princípio fundamental do ministério, ou seja, o compromisso inflexível com a mensagem de DEUS, as Escrituras divinamente reveladas. Esse compromisso é um corolário óbvio dos dois primeiros. O entendimento do domínio soberano de DEUS e da nossa missão vem exclusivamente através das Escrituras.
6- COMPROMISSO COM MEIOS DE DEUS
Mediante a pregação que me foi confiada segundo o mandamento de DEUS, nosso Salvador (1:3b) O quarto princípio básico da vida e ministério de Paulo era o seu compromisso com meios próprios de DEUS para o cumprimento do ministério para o qual ele foi chamado para a proclamação da Sua Palavra completa e inerrante. Proclamação traduz kērugma, que foi usado da mensagem que um arauto daria em nome do governante ou conselho da cidade com quem ele servia. No Novo Testamento, este termo (frequentemente traduzido por "pregar") é sempre usada da proclamação pública da Palavra de DEUS, que, como o apóstolo acaba de salientar, leva os homens a fé salvadora, as edifica na verdade divina, e fortalece-os para uma vida piedosa. É por essa razão que a pregação expositiva pregação sistemática e rigorosa que explica o significado da Escritura é a única forma legítima para pregar. JESUS também declarou que "se alguém não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no reino de DEUS" (João 3:5). O pleno desdobramento da salvação é o plano e o trabalho de toda a Trindade. É a alegria de DEUS para salvar os pecadores (cf. Lc 15:7, 10, 20-24) e da tristeza de DEUS, quando se perdem (ver Lucas 19:21-24).
7- COMPROMISSO COM O POVO DE DEUS
A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de DEUS Pai, e de CRISTO JESUS, nosso Salvador (1:4) O quinto princípio fundamental da vida de Paulo que é ilustrado aqui foi o seu compromisso com o povo de DEUS. Ele tinha devoção leal àqueles que, como Tito, seu verdadeiro filho na fé comum, possuíam. Ele usou palavras quase idênticas para Timóteo (1 Tm 1:1;... Cf 2 Tm 1:2). Verdadeiros gnēsios tem o significado básico de "estar legalmente gerado". Teknon Criança traduz, como um filho legítimo, em contraste a um que nasceu fora do casamento. As duas palavras juntas, portanto, intensificam a declaração de Paulo de sua estreita relação com Tito, seu filho espiritual, no mais pleno sentido. O apóstolo era o agente humano usado para trazer Tito para a salvação, e ele claramente tinha a responsabilidade principal para nutri-lo no crescimento espiritual e para treiná-lo para o serviço espiritual. A fé comum pode ser interpretada subjetivamente ou objetivamente. Subjetivamente remete à fé salvadora, que Tito compartilhava em comum com Paulo e todos os outros crentes. Objetivamente remete para as verdades da fé cristã, que Tito compartilhava em comum com o apóstolo e com todos os outros crentes que são fiéis à doutrina. Embora Paulo estava aqui, provavelmente, salientando o aspecto subjetivo da fé de Tito, é óbvio a partir desta epístola e de passagens no livro de Atos, que Paulo e Tito obedeciam à mesma doutrina apostólica. Ele não teria deixado nenhuma igreja nas mãos de um líder que não fosse bem fundamentado na Palavra. Paulo já havia confiado a Tito o trabalho com a igreja mundana e problemática em Corinto. Em sua segunda carta à congregação Paulo fala de Tito nove vezes, sempre favoravelmente. "Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito. E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, contando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei." (2 Coríntios 7:6-7.). Alguns versos depois, ele elogia o jovem pastor, dizendo: "Graças a DEUS, que coloca a mesma seriedade em seu nome no coração de Tito" (8:16) e chamá-lo de "meu companheiro e cooperador entre vocês" ( v. 23). Ao longo da história, os líderes mais poderosos e eficazes na igreja foram envolvidos no desenvolvimento de parceiros e colegas de trabalho que se estendem e perpetuam o ministério de JESUS CRISTO. Apesar de Paulo ser o mais altamente dotado dos apóstolos, ele nunca ministrou sozinho, nunca tentou exercer um ministério de uma só mão. Até sua morte, ele estava intimamente associado com uma rede incrivelmente grande de pregadores, professores e outros líderes da igreja com quem foi sócio em serviço. Ele estendeu-se através dos outros, sabendo que o Senhor não o chamou para funcionar sozinho. Ele percebeu a importância de delegar responsabilidade e preparar outras pessoas para continuar seu ministério. Todas as cartas de Paulo levam saudações de e para os amigos e colegas de trabalho. No último capítulo de sua carta à igreja em Roma, envia saudações a vinte e sete homens e mulheres por nome e elogia muitos outros que estão sem nome. Ele realmente amou seus companheiros crentes e trabalhadores e construiu profundas relações pessoais com eles onde quer que fosse. Ele continuamente os encorajou e deu a si mesmo sacrificialmente para satisfazer as suas necessidades. Tanto como Timóteo, Tito foi especialmente caro a Paulo, seu pai espiritual e mentor. A graça é o dom maravilhoso de DEUS que traz a salvação e a paz é a maravilhosa bênção que Ele concede a todos aqueles que Ele graciosamente salva. Por essa razão a frase contendo a graça e a paz tornou-se uma saudação comum entre os primeiros cristãos, uma prática talvez iniciada por Paulo. Para esta saudação, acrescentou de DEUS Pai e JESUS CRISTO, nosso Salvador, um credo simples, mas profundo, que atesta a fonte da graça do crente e da paz. O apóstolo acaba de falar de "DEUS, nosso Salvador" no verso anterior, e agora, no final da mesma frase, ele fala de CRISTO JESUS, nosso Salvador. Embora DEUS se torna o Pai celeste de todos os que depositam sua fé em CRISTO JESUS, a ênfase de Paulo aqui é em relação única do Pai para "o seu Filho unigênito" (João 3:16) e sobre a verdade, acima mencionado, que o Pai e o Filho, JESUS CRISTO, estão inseparavelmente ligadas na obra da salvação.
CONCLUSÃO
A administração de uma igreja requer a observância de preceitos e diretrizes, emanadas da Palavra de Deus, o maior e melhor “manual de administração eclesiástica”. Por isso, Paulo escreveu três cartas pastorais, visando o estabelecimento, a organização e o crescimento sadio da Igreja do Senhor Jesus.
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