JANELA NÃO É PORTA! NÃO SE ENGANE!!!!!!








A queda, morte e ressureição de Êutico nos traz grandes lições. Confira na íntegra uma de nossas pregações da Rede de Jovens.



Texto bíblico: Atos 20.7-12

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.
8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos.
9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.
10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!”
11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.
12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.


Paulo e sua comitiva estavam em mais uma viagem missionária. Eles se encontram na cidade de Trôade.

A viagem é narrada por Lucas, um médico que faz parte da comitiva. Lucas é testemunha ocular de tudo o que está acontecendo.

Era o primeiro dia da semana (domingão) e Paulo partiria logo no dia seguinte. Então ele tinha que aproveitar ao máximo aquele culto para doutrinar a igreja, ministrar e compartilhar tudo o que Deus estava fazendo naqueles dias.

O culto teve hora para começar, mas não tinha hora para terminar. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite. Ele deve ter se empolgado tanto que nem viu a hora passar.

Quero agora que você imagine esta cena:
Um salão no terceiro andar, cheio de gente. O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto. Na verdade as lâmpadas eram tochas alimentadas a óleo.
E uma grande janela para que o ar ventilasse e a salão não ficasse todo tomado pelo calor e pela fumaça das tochas.

Nessa altura do culto, o povo já tinha orado, cantado, adorado, e estava ali em um momento de aprender tudo o que o apóstolo Paulo tinha para ensinar.


E é ai que aparece o personagem principal da história, nosso conhecido Êutico, um jovem que decidesentar num lugar super adequado. Onde? No parapeito da janela, do terceiro andar.

Posso imaginar Êutico como um daqueles jovens teimosos que o pastor chama pra sentar mais para frente, mas ele não obedecia e empacava no mesmo lugar.

Não tem jeito, Êutico era jovem, e como todo jovem: dorme. É impressionante, jovem dorme em qualquer lugar, não importa. E olha que tem jovem que gosta de dormir eim! Vai trabalhar, dorme no busão, depois pesca depois do almoço na frente do computador, vai pra aula e dorme na aula, chega em casa dorme assistindo TV, vai orar ou ler a bíblia dorme, acorda, se arruma e dorme de novo. E quanto mais dorme, mais sono tem, impressionante!

Enfim, a cena estava formada.

Paulo pregava… pregava… pregava…. as pessoas se alegravam… havia júbilo na igreja…

Pode ser que Êutico, assim como muitos de nós quando estamos na igreja, se sentia seguro, ouvindo o pregador mais sem olhar para dentro de si como alguém necessitado de algo mais.

Ele ouvia a palavra como se fosse para os outros, ou apenas mais um sermão de domingo.


No inicio Êutico provavelmente começou a prestar atenção nas palavras de Paulo, mas como muitos jovens, a paciência dele já havia acabado e com certeza já estava viajando e tudo que se passava do lado de fora da janela começou a chamar a atenção dele.

Ficou olhando e viu o pessoal rangando no McDonalds do Monte das Oliveiras, e ficava pensando: “Onde será que eu vou comer depois que sair daqui?”. Olhava pra umas meninas que falavam e fofocavam sentadas na calçada, e lembrava de sua paquera. Via um povo dançando, bebendo vinho e se divertindo na baladinha que rolava ao ar livre do outro lado da praça central. Via o garanhão judeu se arrastando pra menininha árabe.

Podemos imaginar Êutico observando as atrações do mundo. Êutico OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação.

“Poxa, todo mundo curtindo lá fora e eu aqui ouvindo esse culto! O culto acaba sempre as 21h e já são quase 23h, até onde vai isso?”

Bom, nessa altura, Êutico está seduzido e entregue. Está “amarrado” por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos.

Você já se sentiu assim como Êutico? Pensando nas coisas lá de fora?

Você nunca poderá escapar completamente da tentação, mas há o poder de DEUS na sua vida que pode ajudá-lo a vencer suas tentações.


Muitos Êuticos estão sentados nas igrejas, viajando, conversando, e até impedindo outros que se interessem pelo sermão, pelo alimento.

Vem ao templo, mas pior que sentar na janela, ficam saindo para o lado de fora e não participam do culto.

Se estão no templo, ficam com conversas, julgando, criticando, zuando, com o pensamento longe, no que vão fazer depois, em como resolver o problema amanhã.

Esses Êuticos sempre têm uma justificativa na ponta da língua pra tudo.

Porém, todos nós devemos ter em mente PORQUE estamos na igreja. Por causa do nosso Deus, pelo que Ele é. É nessa hora que precisamos estar de coração inteiro, vivendo intensamente o momento.

Quantas pessoas freqüentam a igreja, mas permanecem “sentadas na janela”. Ali como corpo presente, mas com a cabeça do lado de fora.

O Senhor quer outra postura.

O “sair da janela” implica:
em disposição para ouvir a Palavra de Deus;
em se comprometer com as coisas “de dentro”;
em focar e fazer a vontade de Deus e
em parar de dar atenção e se distrair com as coisas do mundo.

Será que você, neste momento da sua vida espiritual, está “sentado na janela”? Pense nisso.


Voltemos para nosso personagem:

Lá estava Êutico, que já tinha perdido o fio da meada da ministração de Paulo, somada a falta de oxigênio na sala por conta das tochas, e os pensamentos gerados por se distrair com as coisas lá de fora, não deu outra,DORMIU, ADORMECEU.

Um sono no lugar errado e na hora errada.

Dormiu no lugar errado e CAIU.

Muitos caem por estarem tomados por um profundo sono. Esse sono ao qual me refiro é o sono espiritual.
Sono gerado pelo comodismo;
pela mesmice;
pela esterilidade;
pela precipitação em um relacionamento;
pela empolgação pessoal ou profissional.


O sono para ele, naquele momento, foi fatal, ele M-O-R-R-E-U.

Podemos dizer que ele literalmente “morreu de sono”!

Sono e morte guardam alguma relação. Na Bíblia, em muitos momentos, o sono aparece relacionado às trevas, ao pecado, à fuga, ao fracasso e à morte. “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Efésios 5.14).

Cuidado com o sono da morte! Desperta!

A sua queda causou repercussão imediata na igreja. O culto foi interrompido. Paulo seguiu os outros membros escadaria abaixo para ver o rapaz.

Nesse momento, percebe-se que houve sensibilidade e solidariedade com o garoto. Ninguém quis acusá-lo, ninguém quis levantar suspeitas contra ele, é bem importante observar isso.


Paulo inclinou-se sobre Êutico e o abraçou. Houve contato físico, aproximação.

O mesmo devemos fazer quando um irmão nosso passa por dificuldades na vida. Quando alguém na igreja cai (peca) devemos demonstrar empatia, entender a mão, abraçar e perdoar.

Até porque todos nós também podemos cair. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia” (I Co 10.12).

“E, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está” (Atos 20:10c).

As palavras de Paulo não significam que o jovem não tinha morrido por causa da queda. Lucas não escreveu que “eles pensaram que ele estava morto”.

O dr. Lucas disse que o jovem estava M-O-R-T-O (v. 9)

As palavras de Paulo significam, sim, que a vida havia voltado ao garoto (v. 12).

Esse milagre é muito impressionante, é bem provável que:
os ossos fraturados tiveram que ser emendados,
vasos rompidos tiveram que ser consertados,
órgãos afetados tiveram que ser regenerados,
a pele ralada teve que ser restaurada
e o coração teve que voltar a bater!

ÊUTICO MORREU, MAS RESSUSCITOU: Após a sua queda e morte, veio a ressurreição. Não sabemos por quanto tempo permaneceu morto.

Porém, se é verdade que existe, na Bíblia, uma relação entre o sono e a morte, é também verdade que o sono é a fundamental a vida, do descanso, da confiança na presença de Deus, do recomeço e da elevação.

O Senhor concedeu a Êutico uma segunda chance. Ele agora poderia testemunhar o milagre que Cristo havia feito.


Jovem cuidado com a janela, você pode ser seduzido por ela!

A palavra de Deus diz que o diabo é o seu grande inimigo e que ele ronda em sua volta, como um leão faminto, rugindo a procura de alguma vítima para estraçalhar… – TOMA CUIDADO JOVEM! É ele que está do lado de fora da janela tentando te distrair e chamar sua atenção. Aí o cara me vira e diz: “Fica tranqüilo, eu me viro, sei me cuidar, conheço meus limites. Cara, eu sei enfrentar o diabo mesmo estando dentro do inferno. To ligado!”Ha, vai nessa!

Cuidado também com o cochilo, com o sono espiritual. Não se distraia. Olhe para dentro e vá para fora não para ser seduzido, mas para despertar e influenciar aqueles que ainda se encontram mortos.


Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo. É o símbolo do jovem cristão que dorme. Dorme profundamente! Dorme na hora errada! Dorme no lugar errado! O resultado deste sono nós já sabemos qual é: é a morte; é cair do terceiro andar e ser levantado morto!

Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo. A Geração Josué nasceu vibrante em nossa Igreja.
Mas em um determinado momento alguns de nós jovens adormecemos;
Adormecemos o sono de Êutico;
Adormecemos o sono da morte.

E parece que ainda hoje existem aqueles que não despertaram desse sono profundo!
É o sono do desinteresse! É o sono do descompromisso!
É o sono das orações e canções de boca, das danças de corpo e não de coração!
É o sono do individualismo! É o sono dos achismos! É o sono dos desanimados!

Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo.
Símbolo de um jovem amortecido!
Símbolo de um jovem que dorme, e não se incomoda!
Símbolo de um jovem que não transforma!
Símbolo de um jovem que não revoluciona, que não deixa a sua marca!
Símbolo de um jovem que envelhece e não aproveita sua juventude!

Apesar de tudo isso, quero te dar uma boa notícia: há esperança!

A história do jovem Êutico não termina com o seu sono ou com a sua morte, mas termina com ressurreição!

O culto desta noite é um culto de despertamento, de ressurreição!

Se hoje você se encontra como Êutico, distraído com as coisas lá de fora, ocupado com as coisas lá de fora. Se você está hoje em um sono espiritual, prestes a cair. Ou até mesmo morto por conta de uma queda.

Eu quero te dizer que o Senhor, com seu abraço, quer te despertar, quer trazer você de volta a via.

Assim como Deus deu a Êutico uma segunda chance, ele dá a você também. Não perca a segunda chance!

No livro de Lm. 3:22-23 diz: “O grande amor de DEUS nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de DEUS é grande, o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa”.

I Jo.1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para os perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

“Senhor, desperta-nos. Queremos sair da janela!”

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Efésios 5, 14)

FONTE:http://www.geracaojosue.com.br/mensagens/nao-durma-na-janela-aprendendo-com-um-tombo/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?