LIÇÃO 8 / 2016 – A GRANDE TRIBULAÇÃO VALE A PENA CONFERIR SERÁ ASSIM MESMO??








COMENTARISTA: JOSÉ BARBOZA
Ao meditarmos nas profecias bíblicas que apontam para o futuro de Israel, desde Isaias até o apocalipse, somos, então, conduzidos a um ponto de vista, segundo o qual a Teologia Protestante está interpretando a escatologia de forma “especial”.
Nossa teologia está fundamentada nas interpretações elaboradas por doutrinadores que emitiram seus conceitos teológicos anteriores a 1947, quando ainda não existia Israel, o destinatário de muitas das profecias, no cenário internacional como nação, Sendo, assim, precisamos chamar Israel à História, se quisermos entender o processo final da História da salvação.
Quando admitimos e cremos que a história de Israel não acabou e que terá uma continuidade dentro dos planos de Deus, tudo fica harmonioso e as profecias tornam-se fonte de alegria, gozo e fé.
Profecias como: a Ira de Deus sobre Israel; A grande tribulação; o dia do Senhor , o Arrebatamento da Igreja; o Milênio; o Armagedom; o Grande e Terrível Dia do Deus Todo Poderoso ou, o Juízo de Deus sobre as nações ou a Ira Futura, receberam interpretação “forçada”, especial.


1 – A IRA DE DEUS SOBRE ISRAEL: de acordo com os textos de Ezequiel, e com os fatos históricos, a ira de Deus foi satisfeita neles, com as três últimas assolações romanas: os Guetos; a Inquisição e o Holocausto. Ezequiel capítulos 5/36/37 e Zc 7; 14 / 13; 8, 9.
(Ez 5; 11 – 13) – Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor Jeová, pois que profanaste o meu santuário com todas as tuas cousas detestáveis, e com todas as tuas abominações, também eu os diminuirei, e o meu olho te não poupará, nem também terei piedade. Uma terça parte de ti morrerá da peste, e se consumirá à fome no meio de ti, e outra terça parte cairá à espada em redor de ti; e a outra terça parte espalharei a todos os ventos, e a espada (Guetos, Inquisição e Holocausto) desembainharei atrás deles. Assim se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor, e me consolarei; e saberão que sou eu, o Senhor, que tenho falado no meu zelo, quando cumprir neles o meu furor.
(Zc 7; 14) E os espalharei com tempestade entre todas as nações, que eles não conheceram, e a terra será assolada atrás deles, de sorte que ninguém passará por ela, nem se voltará porque têm feito da terra desejada uma assolação. (Ez 36; 18-22). Derramei pois o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram. E os espalhei entre as nações, e foram espalhados pelas terras: conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei. Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde eles foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Jeová: não é por vosso respeito que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu nome, que profanaste entre as nações para onde fostes. (Ez 37; 21-22) Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. (Ez 37; 21-22)
Este terço do Israel antigo que forma hoje a nação de Israel, passará ainda por duas aflições proféticas: a Grande Tribulação e o Armagedom.

2 – A GRANDE TRIBULAÇÃO ou A última Purificação de Israel. De acordo com os textos bíblicos, a GT, está no projeto histórico de Deus como uma guerra contra Jerusalém para destruir o exército de Israel (o poder do povo Dn 12; 7) em 3,5 anos que será quando Deus entregar Israel para que as nações, que tanto desejam destruí-lo, complete o cálice da ira. Daniel 7; 25/12; 7 / Zc 13; 8,9 / 14; 2 / Ez 36; 26 / Mt 24; 21/Ap 13; 7 etc. Portanto, afirmar que a GT será a ira de Deus ou ira futura é forçar o texto.


(Zc 13; 13; 8, 9) - E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo (Grande Tribulação), e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro: ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo, e ela dirá: O Senhor é meu Deus. (Ez 36; 26) – E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne (Grande Tribulação). Meditando nos textos acima você entenderá que a GT será a última purificação de Israel

3 – O DIA DO SENHOR: (Isaias 2; 4 / 13; 9, 10 / 24; 20, 21 / Jl 2; 1 – 3 / Mt 25; 31 / II Ts 1; 7, 8 / IIPe 3; 7 - 10), e muitos outros textos, trazendo o que vem a ser o dia do Senhor e as tarefas que executará nesse dia.
4 – O ARREBATAMENTO DA IGREJA: Mt 24; 29 – 31 / ICo 15; 51 – 53 / ITs 4; 13 – 17. Só encontraremos estes textos tratando do arrebatamento e todos com barulho de trombeta, nada de secreto.
5 – O MILÊNIO: Isaias 2; 4 / Oseias 2; 18 / Ap 20; 7 / 3; 10 / Ezequiel capítulos 38 e 39.
6 – O ARMAGEDOM – capítulos 38 e 39 de Ezequiel e cap 16 e 20 de Ap.
7 – O JUÍZO DE DEUS SOBRE AS NAÇÕES ou IRA FUTURA: (Jl 3; 2) Senhor Jeová entrará em juízo contra as nações, por causa da sua herança.
Após o milênio o diabo será solto e sairá a enganar as nações (que serão formadas com os que restarem em Jerusalém no Dia do Senhor Zc 14; 16), Ap 20; 7-9 / 3; 10, e fará delas um numeroso exército e porá nelas um uniforme bizarro (Ez 38; 4) e cercará o arraial dos santos. (Jerusalém)
(Ez 38; 8 – 11) – Depois de muitos dias serás visitado: no fim dos anos (após o milênio) virás à terra que se retirou da espada, e que veio dentre muitos povos aos montes de Israel, que sempre serviram de assolação; mas aquela terra foi tirada dentre os povos, e todos eles habitarão seguramente. E dirás; Subirei contra a terra das aldeias não muradas, virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros, todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolho nem portas; (Israel só alcançara tal estágio no milênio) (Ez 38; 16 – 23) – E subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra: no fim dos dias (após o milênio) sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti aos seus olhos ó Gogue. Sucederá, porém naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Jeová, que a minha indignação subirá a meus narizes. Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me farei conhecer aos olhos de muitas nações, e saberão que eu sou o Senhor.
(Ez 39; 13 – 21) – Sim, todo o povo da terra os enterrará, e será para eles MEMORÁVEL o dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Jeová. E eu porei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.
(Jl 3; 2, 3) – Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra. E lançaram a sorte sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.
Obs.: Gogue e Magogue, são termos que aparecerá durante o milênio, não é prudente querer identificá-los hoje. E a grande tribulação está, portanto, no calendário das profecias, como a última purificação de Israel e não como ira futura. A ira futura será um dia “memorável” para Israel, o dia do juízo de Deus contra as nações que oprimiram sua herança. Obs: Extraído do Livro a Grande Tribulação de José Barboza. Publicado no eBook. Adquira já.






artigo publicado pelo escritor e grande comentarista, palestrante de assunto escatológico José Barboza vale a pena conferir!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOVEM RICO EXEGESE (marcos 10:17-21)

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, TV, etc? É bíblico?

FALTA DE FIRMEZA ESPIRITUAL OU INCONSTÂNCIA NA FÉ.